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Por WagnerNeto
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#129019
O cidadão brasileiro é chamado a colaborar com a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em seu país. O papel de cada indivíduo neste trabalho é essencial, pois o Estado por si só não consegue alcançar todas as metas estabelecidas.

De início, cumpre salientar que o desenvolvimento sustentável é um tripé composto por meio ambiente, sociedade e economia. Desta forma, a evolução do Brasil deve pautar-se pelo equilíbrio destes três elementos. Quanto ao meio ambiente, é imprescindível a participação popular em sua conservação, como, por exemplo, na luta contra a caça de espécies ameaçadas de extinção. Não basta o governo criminalizar e contratar alguns poucos servidores para a fiscalização e proteção da fauna, se a maioria das pessoas, especialmente as mais ricas, estiverem empenhadas em tal “esporte” promovido no âmbito dos CACs.

Outro ponto crucial é a necessidade de pressão dos cidadãos para que seja feita uma reforma agrária, o que será inédito no país. Grande parte dos brasileiros não tem imóvel próprio, ao passo que um contingente ínfimo possui vastas extensões de terras. Os latifundiários, além de causarem muita poluição ambiental por meio das monoculturas e do pasto, retiram de milhões de sujeitos a possibilidade de vida e trabalho no campo. É notório que boa parcela dos insumos alimentícios consumidos no Brasil vem dos pequenos produtores agrários. Destarte, uma repartição justa e equânime da terra contribuiria não só para a diminuição da fome, como também da destruição ambiental e, claro, resolveria o problema da falta de moradia.

Portanto, tais metas só serão alcançadas se os particulares se mobilizarem e influenciarem o Setor Público por meio de greves ou manifestações. No caso da caça ilegal, as pessoas poderiam protestar nos clubes de tiro e se agrupar para impedir as atividades predatórias quando estiverem ocorrendo. Já no tocante à questão agrária, os cidadãos poderiam engrossar as fileiras de movimentos sociais como o MST e se apossar e trabalhar sobre terras improdutivas, dos grandes latifundiários, que não cumpram sua função social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mateus68
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#129459
Quando vc citar movimentos sociais, como o MTS, vc deve, previamente, colocar o nome por extenso.
Ex.:
O Movimento Trabalhadores sem Terras (MTST) luta pela reforma agrária e pela ascensão das comunidades segregadas. O MTST ascende o alerta sobre as desigualdades latifundiárias no Brasil....

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