Avatar do usuário
Por tAlves
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115906
A busca pelo desenvolvimento sustentável é um desafio que envolve todos os cidadãos brasileiros. Pela perspectiva global e nacional, rememora-se que ao longo do desenvolvimento histórico os modelos de produção foram sendo modificados face às demandas sociais e, nessa linhagem, notadamente com o advento da industrialização, foram modificadas as estruturas de trabalho, as formas de sociabilidade, a organização populacional nos centros urbanos e a própria arquitetura dos espaços.

Nesses tempos líquidos, assim chamados por Zygmunt Bauman, o crescimento desordenado das cidades, o êxodo rural, a industrialização sem precedentes e a ausência de uma cultura de pertencimento tem se apresentado como fatores que corroboram para o desencadeamento de diversos problemas ambientais, os quais repercutem diretamente nas esferas da saúde, educação, moradia e mobilidade.

Nota-se, no entanto, que a percepção quanto a existência de mazelas econômicas e sociais tem cada vez mais reclamado atenção da sociedade e dos poderes públicos, haja vista que o incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico em detrimento do sustentável já tem dado sinais de sua inviabilidade para a existência da presente e futuras gerações. Os indicadores de violência urbana sempre crescentes, a inacessibilidade a serviços médicos e educacionais por segmentos sociais marginalizados, a poluição dos espaços, dentre outros, reclama o cumprimento da agenda 2030, desenvolvida pelas Nações Unidas com o objetivo de articular todos os sujeitos em prol de medidas alternativas que visem o desenvolvimento sustentável.

Apesar da existência da referida Agenda e também de um catálogo de direitos e deveres na ordem jurídica interna e internacional em relação à problemática supra, nota-se que o caminho para a efetivação do desenvolvimento sustentável ainda enfrenta inúmeros percalços, o consumismo e a individualidade exacerbada são exemplos. Pondera-se que somente por meio da conscientização coletiva, do entendimento da solidariedade como um valor a ser salvaguardado por todos e do estreitamento da relação sujeito/espaço é que se alcançará, de fato, a paz, o crescimento e o meio ambiente ecologicamente equilibrado para essa e as próximas gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
327 Exibições
por euguilherme
3 Respostas 
348 Exibições
por Ricard1285
0 Respostas 
53 Exibições
por euraii
5 Respostas 
209 Exibições
por besourokafka
2 Respostas 
228 Exibições
por WagnerNeto
1 Respostas 
73 Exibições
por Mateus68
0 Respostas 
18 Exibições
por Gabrielatrl
0 Respostas 
62 Exibições
por emesonb13
1 Respostas 
312 Exibições
por Mateus68
0 Respostas 
34 Exibições
por ANlkl77777

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM