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Por Rand
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Segundo o Relatório de Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil de 2020, publicado pelo governo federal, o país ainda enfrenta desafios significativos para cumprir todos os ODS até 2030. Nesse contexto, vale destacar que a participação do cidadão é crucial para avançar na agenda de desenvolvimento sustentável. Assim, diante da relevância dessa temática, é necessário realizar uma análise de como o desinteresse social e as políticas públicas influenciam o cidadão em relação ao seu papel no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Primeiramente, a desinteresse social em relação ao desenvolvimento sustentável é uma realidade preocupante. Essa indiferença pode ser explicada, em parte, pela falta de informação e de conscientização por parte dos cidadãos sobre a importância da sustentabilidade. De acordo com dados da pesquisa "Meio Ambiente no Brasil 2019", realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, apenas 34% dos brasileiros se consideram bem informados sobre questões ambientais, evidenciando a necessidade de maior engajamento da sociedade em relação a esse tema. Portanto, torna-se evidente que ao desconhecimento é um obstáculo para a participação ativa do cidadão na agenda de sustentabilidade.

Por outro lado, as políticas públicas são fundamentais na promoção do desenvolvimento sustentável e na conscientização da população sobre seu papel. Quando bem planejadas e executadas, essas políticas podem influenciar positivamente o comportamento do cidadão em relação ao meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis. Por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece que 30% dos recursos para a merenda escolar devem ser destinados à compra de produtos da agricultura familiar, incentivando a produção local e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa decorrentes do transporte de alimentos. Logo, é importante que as políticas públicas valorizem e reconheçam o papel do cidadão no desenvolvimento sustentável.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amplificar o papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério do Meio Ambiente promover campanhas, por meio divulgação nas diversas mídias de massa - internet, televisão, rádio - que mostrem a importância do desenvolvimento verde e como as políticas públicas engajam o cidadão a participar, a fim de criar uma população engajada e consciente do seu papel. Somente assim, será possível superar os desafios e avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil até 2030, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável com a participação de todos os cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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