Avatar do usuário
Por tito
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#109675
Segundo Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa relação a elas". Nesse viés, os repentinos avanços e retrocessos vividos no país causam inquietação quanto ao futuro. Como resultado, o governo brasileiro acolheu as metas da Agenda 2030 a fim de mitigar, entre outros fatores, essa preocupação. Para isso, é necessário a atuação da sociedade no engajamento comunitário e na valorização do patrimônio pátrio.

Em primeiro ponto, vale destacar como o envolvimento do cidadão em ações coletivas é importante para o cumprimento da Agenda. Quanto a isso, Paulo Freire dizia que "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Ora, sendo o Brasil um país tão diversificado, vale ressaltar o papel das comunidades em criarem associações culturais e sociais nos distritos, estimulando àquilo dito pelo educador. Dessa forma, ter-se-a assentamentos inclusivos que, gradativamente, serão menos desiguais.

Por outro lado, é de caráter basilar que haja a proteção do patrimônio nacional em um meio sustentável. Em contrapartida, como visto no dia 8 de janeiro de 2023, com os ataques aos três poderes em Brasília — Patrimônio tombado pela ONU em 1987 — mostra como o país peca nesse ponto. Assim, tamanho retrocesso causado, direta e indiretamente, por muitos brasileiros, levam à decadência da pátria, porque descumprem o dever de preservar a própria história. Afinal, uma nação representa seu povo.

Portanto, urge a participação ativa da sociedade para o cumprimento da Agenda. Para isso, deverá ser criado por ela comunidades inclusivas nas cidades que debatam sobre as metas, e o meios e esforços para alcançá-las. Por consequência, a própria população colaborará para a ordem e progresso sustentável no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por tito
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#109678
Textos Motivadores

TEXTO I
Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

11.1) Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas.

11.2) Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

11.3) Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

11.4) Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

11.5) Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade.

11.6) Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/11. Acesso em: 23 jul. 2021 (adaptado).

Considerando as reflexões suscitadas pelos textos motivadores, elabore uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, explicitando seu ponto de vista sobre o seguinte tema: “O papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil”.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
205 Exibições
por Abacaxizinho
0 Respostas 
170 Exibições
por Giuliasan3
2 Respostas 
372 Exibições
por nalandapmelo
0 Respostas 
352 Exibições
por Quelvin
0 Respostas 
64 Exibições
por dandan20
0 Respostas 
102 Exibições
por Ivel
0 Respostas 
52 Exibições
por 1lucas9
0 Respostas 
50 Exibições
por Rand
0 Respostas 
29 Exibições
por tAlves
3 Respostas 
124 Exibições
por euguilherme

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

O Artigo 5°. da Constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM