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Por Sarahhh
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Paulo Freire, grande educador brasileiro afirmou que "o homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber". Diante desse fato, pode-se dizer que muitas questões despertam interesse na sociedade contemporânea, sobretudo no que tange ao papel das olimpíadas na desconstrução do machismo no ambiente esportivo.
Indubitavelmente, deve-se pensar nas causas responsáveis pela existência do machismo no esporte. É possível perceber que a mais de 100 anos atrás as mulheres não praticavam nenhum esporte e quando foi permitido a participação delas em competições, como as Olimpíadas, elas jogariam somente esportes onde não houvesse contato físico, mas ao lingo da história isso foi mudando, assim como a moda também mudou, resultando na participação das mulheres usando roupas que sexualizam o corpo.
Paulo Freire ainda afirma que "não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação e na reflexão". Tal fato aponta para a necessidade de agir contra o machismo em favor de uma resposta eficaz para o problema, já que não agir implicará em uma situação que acentuará o problema.
Tendo em vista os aspectos mencionados, infere-se que não se pode perder a seriedade do problema. Desse modo, compete à sociedade, sobretudo, por intermédio das Federações Esportivas Internacionais e pelo Comitê Olímpico Internacional atuar a favor de uniformes que não erotizem o corpo feminino, cabe também a eles agir em prol da igualdade no número de participantes, tanto homens como mulheres, incentivando a realização de esportes. Dessa forma, as mulheres se sentirão acolhidas e confortáveis no ambiente esportivo, proporcionado um aumento feminino no esporte e assim, fazendo o problema do machismo amenizar. Como Vinícius de Moraes já dizia: mesmo que a caminhada seja longa, dar passos em direção a ela é imprescindível.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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