Por Lellaneri
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Dados do instituto inglês de pesquisa mostram que as emissoras brasileiras estão entre as de maior qualidade no mundo. Embora seja uma conquista, o papel da televisão aberta na formação cultural do brasileiro apresenta problemas, visto que este meio de comunicação, em muitos casos, utiliza sua visibilidade para manipular a opinião popular. Dessa forma, em razão da má influencia midiática e da educação deficitária, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que a má influencia midiática é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o papel da televisão na formação cultural do brasileiro, uma vez que a manipulação de informações contribui para falta de conhecimento da população sobre questões importantes da sociedade, tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a educação deficitária. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o papel da televisão aberta na formação cultural do brasileiro, verifica-se uma forte influência dessa causa, já que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de informar e prevenir os alunos sobre a alienação da mídia, visto que não tem trazido estes conteúdos para a sala de aula.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que uma emissora de televisão aberta, em parceria com as escolas, promovam um espaço para rodas de conversas e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de professores, especialistas e profissionais da televisão. Além disso, esses eventos devem ser abertos á comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do papel da televisão aberta na formação cultural do brasileiro e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas informações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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