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Por Elizabeth1
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A violência escolar pode ser definida como qualquer ação que possa danificar o ambiente social, físico e psicológico nas instituições escolares.
A causa mais comum desse fato se dá atravéz do bullying, o fator auge para qualquer desavença dentro das escolas. Em 20 de abril de 1999 dois alunos do ensino médio do colégio Columbine em Denver, EUA, abriram fogo contra alunos e funcionários. Segundo os acusados, eles se sentiam marginalizados por seus colegas .
Outro fator bastante importante e muito comum entre esses jovens, é o fascínio por tragédias e pelo mórbido, como por exemplo o Nazismo. Jovens terroristas usam com frequência a imagen de Hitler para se inspirar e castigar aqueles que lhe causaram mal.
Essa marginalização sempre esteve no ambiente escolar, alguns casos tem início dentro de suas próprias casas, sendo causado pelo consumo excessivo de conteúdos inapropriados e sem vigilância dos responsáveis. O acesso ilimitado a qualquer tipo de conteúdo pode transformar e influenciar a mente desses jovens, chegando ao ponto de querer repetir o que viu por prazer ou como forma de punição.
Para evitar que mais jovens e adolescentes se entreguem a essa situação, os pais e funcionários escolares devem agir em conjunto, o ambiente escolar deve ser lugar de segurança, aprendizado e apoio complementar ao ambiente familiar. Cabe aos pais total responsabilidade o dever de vigiar, ensinar e ouvir os filhos de forma pacífica para poder entender o que se passa na mente dos mesmos.
O apoio psicológico também deve ser implementado nessas ocasiões, em ambas as situações, a conscientização contra a violência deve ser tratada em todas as escolas, para que um dia o bullying se torne apenas uma história.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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