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Por mariacostz
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Na série canadense "Anne with an e", quando a protagonista Anne ensina um de seus colegas a ler é retratado a extrema importância da leitura na formação do indivíduo. Fora da ficção esse aspecto é tão pouco valorizado. Dificultando, desse modo a universalização dessa área de conhecimento tão importante.
Em primeira análise deve-se ressaltar a ausência de literatura para todos de forma igualitária, um fator desmotivador para combater este embate. Devido a altos preços e falta de acesso, a população menos favorecida não possui a mesma possibilidade que as classes altas de obterem conhecimento, aqueles que têm oportunidade ao acesso à internet conseguem adquirir livros gratuitos por PDF's ou Epub's porém isso tem desvalorizada autores nacionais, o que infelizmente é evidente no país.
O universo literário em suas diversas vertentes estimula a imaginação, é uma forma de refúgio para aliviar o estresse, melhora o conhecimento e evolui a escrita. Devido a carência da leitura no crescimento de um cidadão nota-se a construção de uma sociedade assustadoramente ignorante, com um senso crítico baixíssimo, aceitando propostas sem conhecê-las e por conta desses fatores a população tem mantido seu pensamento em uma "caixa", apenas aceitando opiniões quando as convém.
É necessário combater esses obstáculos, para isso é imprescindível que o Ministério da Educação por intermédio da aplicação de projetos nas escolas e incentivando a leitura, como o compartilhamento de livros e tratando a literatura infantil como prioridade. Paralelamente o governo deve investir na construção de bibliotecas públicas e campanhas como estantes instaladas em pontos de fácil acesso a fim de que todos sem restrições, pudessem acessar a literatura independente da sua classe social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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