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#51953
De acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal privilégio não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o papel da literatura na formação de valores da sociedade, dificultando desse modo, a universalização desse direito tão importante.
Em uma primeira análise,deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse desprestígio. Nesse sentido, o mau hábito a leitura inibe a criatividade e a formação de indivíduos críticos. Segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é nítido no país.
Ademais, é fundamental apontar a inibição da formação de indivíduos críticos, como impulsionador do desprestígio à leitura, já que muitas pessoas não tem acesso a leitura no Brasil. Segundo Imannuel Kant "O homem é aquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto,fatores como a péssima comunicação, tornando, assim, uma sociedade alienada, faz com que prejudique o desenvolvimento da nação. Logo, é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para estimular o hábito de ler, a escola deve promover uma roda de leitura, discursão de obras e, ainda explorar os temas para apresentação de filmes e peças teatrais. Ademais, a mídia pode atuar com a informação em algumas redes de TV, que apresenta minisséries baseadas em livros e, junto a função apelativa, faz o público repensar alguns emblemas como a igualdade de direitos. Assim, a leitura será valorizada e, consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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