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Por gremizzz
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Na série “Anne with an E”, a literatura tem um papel imprescindível na vida da protagonista Anne, pois, além de servir como um refúgio mental diante de seus problemas, os livros ajudaram-na a desenvolver seu vocábulo e suas ideias. Nesse sentido, a literatura se mostra essencial para a formação dos valores da sociedade. Atualmente, porém, a mesma acaba sendo extremamente desvalorizada e, por isso, são necessárias intervenções.
Primordialmente, é necessário citar a falta de estímulo ao hábito da leitura nas escolas. Quando há leitura de um livro ou texto literário, por exemplo, geralmente não há a finalidade de se debater e discutir sobre o assunto visando despertar o interesse nos estudantes, apenas ocorre uma interpretação textual. Isso acaba trazendo grande indiferença por parte dos jovens que começam a tratar o ato de ler como algo chato, desconhecendo totalmente o seu prazer. É por essa razão que a média de livros lidos por pessoa, anualmente, não passa de 2,43, segundo uma pesquisa realizada em 2016 no jornal Globo.
Por conseguinte, o desinteresse em ler acaba levando a falta de senso crítico e empobrecimento intelectual e cultural da população. Como dito anteriormente, a literatura é peça fundamental na formação de valores e na formulação de ideias. O livro de Jorge Amado, “Capitães de Areia”, por exemplo, trazia temas importantes e reais, como a fome, desigualdade social, falta de políticas públicas, etc., e por consequência, fazia as pessoas refletirem sobre o assunto. Dessa maneira, quem lê adquire maior conhecimento e tem sua visão da sociedade ampliada, podendo observar, pensar e discutir sobre qualquer problema.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar a situação atual. Se faz necessário que o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) desenvolva palestras, rodas de leitura, até mesmo teatros e filmes sobre grandes obras literárias, juntamente com emissoras de TV, de forma a buscar a valorização da literatura para que ela possa transformar vidas, como ocorreu com Anne de “Anne with an E”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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