• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#84919
Sob a perspectiva do célebre filósofo Francis Bacon a leitura torna o homem completo, pois torna-o ágil em sua conversação, e preciso em sua escrita. No entanto, no Brasil, os índices de leitura ainda são baixos se equiparado a outros países como a Índia e Tailândia que investem fortemente na educação do seu país. Nesse contexto, percebe-se que esta é uma realidade ainda distante no Brasil, pela falta de estímulo recebida na infância para o hábito da leitura, bem como pela carência de bibliotecas públicas.
O nível social e cultural de um país muito se reflete ao hábito de leitura de sua população. Isto é percebido em sua maneira de interagir, escrever e se relacionar. Steve Jobs, conhecido empresário e fundador da Apple, disse que seus filhos teriam computadores, porém antes teriam livros. Este pensamento deveria fazer parte da maioria, visto que no Brasil o índice de leitura é baixo devido a falta de incentivo na fase da infância. Os pais não cultivam esse hábito. A presença do livro é substituída pela praticidade dos celulares e computadores ainda muito cedo, o que faz com que as crianças percam o interesse por algo mais demorado como a leitura em um livro.
Em uma segunda análise, também há falta de bibliotecas públicas em muitos locais o que corrobora para o índice reduzido de leitores no Brasil. De acordo com o IBGE houve uma queda de 10% na quantidade de bibliotecas públicas em 4 anos. Como citado anteriormente, países como a Índia e Tailândia tem bons reflexos em níveis de leitura, e isto se reflete no desenvolvimento da sua população em fatores educacionais, culturais e sociais. Fato que ocorre devido ao investimento em espaços públicos como bibliotecas e até mesmo escolas.
Destarte, é perceptível que o Brasil possui nível eis baixos de leitura, devido a falta de estímulo nos primeiros anos de vida e carência de bibliotecas públicas. No entanto, é possível que esta realidade seja melhor daqui a alguns anos. A esfera governamental, através do Ministério da Educação precisa investir mais altamente na criação de políticas públicas voltadas para leitura, por meio de espaços na escola, cantinhos da leitura, doação de livros e construção de bibliotecas equipadas. Desta forma, haverá estímulo e consequentemente maior interesse pela leitura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

0
#84921
Olá, @Duarte97! Irei corrigir sua redação, porém, lembre-se que não sou profissional, logo, sinta-se livre para discordar ou criticar algo :mrgreen:.





Sob a perspectiva do célebre filósofo Francis Bacon1 a leitura torna o homem completo, pois torna-o ágil em sua conversação2 e preciso em sua escrita. No entanto, no Brasil, os índices de leitura ainda são baixos se equiparado a outros países como a Índia e Tailândia que investem fortemente na educação do seu país. Nesse contexto, percebe-se que esta é uma realidade ainda distante no Brasil, pela falta de estímulo recebida na infância para o hábito da leitura, bem como pela carência de bibliotecas públicas.3

1 Necessária a aplicação da vírgula

2 Não é necessário o uso da vírgula

3 Resumo do parágrafo: Você aplicou corretamente um repertório sociocultural, teve êxito na apresentação do tema e também nas teses. Ótimo Parágrafo! Somente tome cuidado com as vírgulas!



O nível social e cultural de um país muito se reflete ao hábito de leitura de sua população.1 Isto é percebido em sua maneira de interagir, escrever e se relacionar.2Steve Jobs, conhecido empresário e fundador da Apple, disse que seus filhos teriam computadores, porém antes teriam livros. Este pensamento deveria fazer parte da maioria, visto que no Brasil o índice de leitura é baixo devido a falta de incentivo na fase da infância.3 Os pais não cultivam esse hábito. A presença do livro é substituída pela praticidade dos celulares e computadores ainda muito cedo, o que faz com que as crianças percam o interesse por algo mais demorado como a leitura em um livro.4


1 Prefira usar em todo início de raciocínio um conectivo

2 Use um Conectivo Consoante ao.., A título de exemplo..

3 Não entendi essa sentença. Ela ficou totalmente isolada, talvez você pudesse adiciona-la nas linhas anteriores ou posteriores.

4 Certo, você tem uma boa linha de raciocínio, tirando alguns erros de coesão, como o citado acima, foi um bom parágrafo :mrgreen:

Resumo do parágrafo: Apesar dos erros, foi uma ótima dissertação-argumentação, porém, notei que há muitas palavras repetidas - como, por exemplo, livro -, sim, eu sei que as vezes não temos muitos sinônimos por aí, mas, tente não repetir muito! Isso pode pegar você na competência 3 :(
Bom uso de repertório.



Em uma segunda análise, também há falta de bibliotecas públicas em muitos locais o que corrobora para o índice reduzido de leitores no Brasil. De acordo com o IBGE houve uma queda de 10% na quantidade de bibliotecas públicas em 4 anos. Como citado anteriormente, países como a Índia e Tailândia tem bons reflexos em níveis de leitura, e isto se reflete no desenvolvimento da sua população em fatores educacionais, culturais e sociais. 1Fato que ocorre devido ao investimento em espaços públicos como bibliotecas e até mesmo escolas.

1 Como disse anteriormente, tente aplicar um conectivo sempre quando pular de raciocínio, mas, nesse caso, acho desnecessário o ponto. Você poderia dizer isto anteriormente nas linhas.



Destarte, é perceptível que o Brasil possui nível eis baixos de leitura, devido a falta de estímulo nos primeiros anos de vida e carência de bibliotecas públicas. No entanto, é possível que esta realidade seja melhor daqui a alguns anos.1 A esfera governamental, através do Ministério da Educação precisa investir mais altamente na criação de políticas públicas voltadas para leitura, por meio de espaços na escola, cantinhos da leitura, doação de livros e construção de bibliotecas equipadas. Desta forma, haverá estímulo e consequentemente maior interesse pela leitura.2

1 Uso de conectivo

2 A propostas está incompleta, aqui vai o que foi aplicado e o que não foi:

Agente: V
Ação: V
Meio/Modo: V
Efeito/Finalidade: X
Detalhamento: X

Observação final: Você articula bem, porém, precisa ser aprimorados alguns aspectos de escrita e coesão. Você repetiu muitas palavras como Livro, Leitura, Biblioteca e entre outros. Bom, espero que isso tenha te ajudado, mas não se esqueça, tudo vem com o tempo e, sinônimo de Vitória é Persistência! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0

Desde o Iluminismo, movimento filosófico qu[…]

O ex-presidente Michel temer durante sua gest&atil[…]

Prudência&Sofisticação

samarahbp anasilva1 Anna1

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM