O nível social e cultural de um país muito se reflete ao hábito de leitura de sua população. Isto é percebido em sua maneira de interagir, escrever e se relacionar. Steve Jobs, conhecido empresário e fundador da Apple, disse que seus filhos teriam computadores, porém antes teriam livros. Este pensamento deveria fazer parte da maioria, visto que no Brasil o índice de leitura é baixo devido a falta de incentivo na fase da infância. Os pais não cultivam esse hábito. A presença do livro é substituída pela praticidade dos celulares e computadores ainda muito cedo, o que faz com que as crianças percam o interesse por algo mais demorado como a leitura em um livro.
Em uma segunda análise, também há falta de bibliotecas públicas em muitos locais o que corrobora para o índice reduzido de leitores no Brasil. De acordo com o IBGE houve uma queda de 10% na quantidade de bibliotecas públicas em 4 anos. Como citado anteriormente, países como a Índia e Tailândia tem bons reflexos em níveis de leitura, e isto se reflete no desenvolvimento da sua população em fatores educacionais, culturais e sociais. Fato que ocorre devido ao investimento em espaços públicos como bibliotecas e até mesmo escolas.
Destarte, é perceptível que o Brasil possui nível eis baixos de leitura, devido a falta de estímulo nos primeiros anos de vida e carência de bibliotecas públicas. No entanto, é possível que esta realidade seja melhor daqui a alguns anos. A esfera governamental, através do Ministério da Educação precisa investir mais altamente na criação de políticas públicas voltadas para leitura, por meio de espaços na escola, cantinhos da leitura, doação de livros e construção de bibliotecas equipadas. Desta forma, haverá estímulo e consequentemente maior interesse pela leitura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.