O nível social e cultural de um país muito se reflete ao hábito de leitura de sua população. Isto é percebido em sua maneira de interagir, escrever e se relacionar. Steve Jobs, conhecido empresário e fundador da Apple, disse que seus filhos teriam computadores, porém antes teriam livros. Este pensamento deveria fazer parte da maioria, visto que no Brasil o índice de leitura é baixo devido a falta de incentivo na fase da infância. Os pais não cultivam esse hábito. A presença do livro é substituída pela praticidade dos celulares e computadores ainda muito cedo, o que faz com que as crianças percam o interesse por algo mais demorado como a leitura em um livro.
Em uma segunda análise, também há falta de bibliotecas públicas em muitos locais o que corrobora para o índice reduzido de leitores no Brasil. De acordo com o IBGE houve uma queda de 10% na quantidade de bibliotecas públicas em 4 anos. Como citado anteriormente, países como a Índia e Tailândia tem bons reflexos em níveis de leitura, e isto se reflete no desenvolvimento da sua população em fatores educacionais, culturais e sociais. Fato que ocorre devido ao investimento em espaços públicos como bibliotecas e até mesmo escolas.
Destarte, é perceptível que o Brasil possui nível eis baixos de leitura, devido a falta de estímulo nos primeiros anos de vida e carência de bibliotecas públicas. No entanto, é possível que esta realidade seja melhor daqui a alguns anos. A esfera governamental, através do Ministério da Educação precisa investir mais altamente na criação de políticas públicas voltadas para leitura, por meio de espaços na escola, cantinhos da leitura, doação de livros e construção de bibliotecas equipadas. Desta forma, haverá estímulo e consequentemente maior interesse pela leitura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.