Em sentido amplo, democracia significa o pleno exercício de cidadãos nas escolhas da sociedade, através do sufrágio universal. Sob essa ótica, além dos três poderes –Legislativo, Executivo e Judiciário- ainda é preciso uma supervisão desses pela mídia, a qual desempenha importante papel para dar voz e cobrar ações dos governantes. No entanto, alguns jornalistas são perseguidos, seria esse um ato contra a liberdade de expressão?
Em primeiro plano, vale salientar a importância do trabalho jornalístico para a supervisão das variadas estruturas políticas nacionais, bem como o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A exemplificar, no Brasil, a imprensa assume a função de informar sobre as operações do processo “lava-jato” contra a corrupção. Sendo assim, o jornalista ocupa um grande cargo, representando as pluralidades e necessidades de cada cidadão para a garantia da democracia.
Ademais, há também pessoas contra o papel da mídia. A exemplificar, houve um acontecimento em 2020 com o jornalista da Record, Romano dos Anjos, conhecido por fazer muitas críticas, ele foi sequestrado. No entanto, como o repórter é ferramenta para amplificar vozes, ao ser atacado, automaticamente, a liberdade de expressão também está sendo ferida.
Diante disso, tendo sob análise o essencial trabalho jornalístico para a construção de uma sociedade democrática, cabe refletir o “status quo” da atual política e o quanto essa valoriza a informação para a população. Por meio disso, consequentemente haverá uma maior valorização do profissional jornalístico. Enfim, entendendo a importância do jornalismo, será possível exercer a cidadania e garantir as escolhas da comunidade.
@jherodrigues ou @Iss se puderem corrigir (um de vocês), por favor! E se possível avaliar sob os critérios da Fuvest! Agradeço desde já!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada