De acordo com o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Esse pensamento ressalta a importância da educação na formação da consciência moral desses indivíduos, mostrando que seu impacto vai além do preparo educacional e intelectual. Contudo, nota-se um despreparo de algumas escolas quanto à abordagem desse aspecto, como a falta da criação de um ambiente mais seguro e com os recursos necessários para aprendizagem ética. Além disso, as capacidades e valores ensinados muitas vezes ficam restritos ao campo teórico, sem serem aplicados na prática.
Ademais, vale ressaltar a falta de incentivo por parte dos próprios educadores na adoção de uma postura que auxilie no desenvolvimento dessas habilidades, como a empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Essa situação é exemplificada na série televisiva "13 Reasons Why", que ilustra como a falta de conexão entre aluno e professor dificulta a compreensão dessas questões enfrentadas no processo de formação ética e emocional dos jovens. Assim, é necessário que esses profissionais ultrapassem o dever de apenas transmitir conhecimento acadêmico, e que além disso, direcione os alunos para o desenvolvimento dessas competências.
Portanto, diante disso, é imprescindível que medidas sejam tomadas para resolver essa problemática. O MEC -Ministério da Educação- em parceria com as instituições de ensino, deve investir em programas de incentivo e palestras, além de incluir disciplinas no currículo educacional que abordem a questão socioemocional, a fim de garantir esse pensamento ético. Do mesmo modo, o Estado juntamente com os centros educacionais, deve alocar recursos para uma maior integração dos professores, disponibilizando ferramentas que estimulem o desenvolvimento dessas competências morais nos alunos, com intuito de moldar cidadãos comprometidos. Somente dessa forma, será efetiva a integração da ética no ambiente educacional.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada