Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a implantação do Novo Ensino Médio representa mais um desafio a ser acrescentado no colossal currículo histórico das escolas públicas do país. Isso ocorre,pois as instituições supracitadas não dispunham de infraestrutura adequadas para se adaptarem ao sistema educacional em questão, que inclui, entre outros requisitos, maior carga horária. Nesse sentido, exige das escolas maior estrutura para suportar o corpo discente por mais tempo e os oferecer uma educação de qualidade. Diante desse cenário, a permanência no meio educacional sofre impactos negativos. Essa problemática é exemplificada no filme “Escritores da liberdade”, onde os alunos da escola “Wilson” lidam, diariamente, com a dificuldade de permanecer em um ambiente escolar com a estrutura precária.
Além disso, o Novo Ensino Médio apresenta empecilhos ligados à formação de professores adeptos as mudanças curriculares. Isso se deve ao fato de que, sem docentes com formação compatível com as disciplinas que lecionam, configura-se em práticas pedagógicas ineficazes, e até mesmo, na carência desses profissionais. Dessa forma, a aprendizagem dos alunos brasileiros acaba por ser prejudicada, assim como acontece com os acadêmicos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Portanto, urge apontar soluções para amenizar esse quadro. Assim, como solução viável para a melhoria na
implantação do NEM no Brasil, faz-se necessário que o MEC (Ministério da educação) garanta, por meio de recursos financeiros estatais, estrutura de qualidade nas escolas de rede pública- com melhoras na gestão escolar e na infraestrutura física
dessas instituições- que se adequem as mudanças do novo ensino, ademais, é fundamental a garantia de uma formação superior adequada aos profissionais educacionais, para que possam lecionar suas respectivas disciplinas com maestria . Somente assim, o MEC estará disponibilizando à seus estudantes uma formação educacional diferente daquela proposta pelo Ministério da Magia aos alunos de Hogwarts.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.