Na década de 1970, com a intensificação da globalização, a concorrência entre empresas multinacionais fez com que utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para estabelecer contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Nesse âmbito, grande parcela da população teve acesso às novas tecnologias de comunicação, e o mundo todo passou a querer ter essa modernidade à sua disposição. Devido à diversos fatores associados a essa tecnologia, atualmente é possível encontrar tudo o que se deseja no universo da internet, desde produtos e serviços a relacionamentos. Logo, desde que os adventos tecnológicos se tornaram essenciais no mundo atual, evidencia-se uma supremacia da comunicação escrita à falada, rompendo laços afetivos e relações entre as pessoas.
Nesse contexto, devido a busca desenfreada pela melhor e mais recente tecnologia, criou-se um mundo de aparências. O que, primacialmente, tinha apenas a função de comunicação, tornou-se uma rede de exibicionismo, através das mídias sociais. Deste modo, destaca-se a soberania do “ter “ perante o “ser”, e cria-se a ideia de desatualizado a quem não segue esse ritmo ou não possui condições para isso. Evidencia-se, assim, uma divisão entre as pessoas de acordo com sua capacidade financeira, pois dentro das plataformas de conexão estabelece-se um perfil dominante de ostentação de bens e serviços de excelente qualidade, o que não é acessível para todos.
Definitivamente, o universo da comunicação em que vivemos impulsiona o capitalismo para frente, cujo objetivo é a acumulação de bens. Urge, portanto, uma reparação gradual da sociedade, por meio de lições de empatia e convívio aplicadas nas escolas, a partir de incentivos governamentais. Desse modo, existe a possibilidade de uma sociedade mais inclusiva e próxima, embasada na ideia de singularidade e essência de cada indivíduo.
Grata pela atenção e disponibilidade, corretor!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada