É evidente que a rede mundial de computadores trouxe a praticidade do acesso a informações com um número próspero de pessoas que obtêm acesso à internet. De acordo com a ONU, mais da metade da população mundial surfam neste mar digital atualmente. No entanto, é o exibicionismo latente dos usuários que constituem de um transtorno, a necessidade de publicar a rotina, pode vazar enderenço, locais de frequência da família, dados bancários, e entre outros, acarretando na má ou ausência de uma vida privada conservada. A divulgação descuidada de dados e informações pessoas podem chegar a telas além do círculo social do indivíduo
– família e amigos – até pessoas maliciosas que se beneficiam deste conhecimento para a prática de crimes virtuais ou até fora deste ambiente, como por exemplo, golpes, fraudes e sequestro.
Assim como diz o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman em uma entrevista, as pessoas perdem cada vez mais o controle entre a vida pública e privada. Este descontrole é uma consequência do ambiente virtual que se constitui de uma ferramenta que possibilita a construção de uma fama local, alimentada pela cultura de integrar-se ao que é tendência atrelado ao pensamento de que o individuo que revoga a atualização aos tempos modernos, é um atrasado.
Em vista dos argumentos supracitados, é necessário desconstruí esta situação vigente na atual sociedade. De acordo com o sociólogo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda”, em suma, a educação é um instrumento poderoso que pode realocar pessoas diante de problemas. Com isso, as empresas das gigantes redes sociais devem ser éticas e anfitriões no alerta por meio de uma educação virtual junto com as intuições de ensino sobre a publicação diária em suas redes, enfatizando os perigos da exposição excessiva e uma forma de dividir e preservar uma vida fora das redes. Desta maneira, a sociedade terá uma prática consciente de sua atividade no meio virtual, longe da vigilância nociva como descrito por George Orwell.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.