Avatar do usuário
Por Pedrokys
Quantidade de postagens
#129189
A modernidade líquida, termo criado pelo sociólogo, Zygmunt Bauman, descreve a sociedade contemporânea como frágil e com relações superficiais, na qual as pessoas são influenciadas a serem melhores que as outras, incentivando a competitividade desde o berço. Com o avanço da internet e a popularidade das redes sociais, as pessoas começaram a ver diversas vidas "perfeitas", e isso causa, de forma consciente ou não, a comparação, ao observarem a diferença entre elas, o sentimento de apatia e depressão se tornam mais favoráveis a aparecer, pois isso traz um enorme sentimento de falha, fazendo com que elas deixem de valorizar o tempo e suas relações interpessoais.
A filósofa Ayn Rand, fala sobre a banalidade do mal, em que a maldade se tornou tão comum a ponto de não causar um real impacto nas pessoas, e observamos isso na era atual, no qual a maioria segue vivendo sem se importar com as causas sociais, como o aquecimento global, o massacre em gaza, a guerra na Ucrânia, entre outros. Essa banalização se deve ao fato dos jornais sensacionalistas usarem da apatia e fragilidade da sociedade contemporânea, assim se criando um ódio de classe e uma vontade de ver o sofrimento alheio como forma de entretenimento.
Um dos grandes problemas dessa realidade moderna, é a ascensão do neoliberalismo, a qual se prega as ideias de individualismo, meritocracia e competitividade, tornando ainda mais favorável a dificuldade em se ter relacionamentos duradouros. O ser humano é um ser social, e quando não veem um valor nas suas relações acabam criando um vazio, e isso causa diferentes tipos de vícios nas pessoas, e se tornou senso comum acreditar que esses vícios são apenas o uso de álcool ou drogas, mas, a verdade é que existem diversos outros vícios e doenças causadas pela carência de relação social, como a obesidade e o consumismo.
Depreende-se, portanto, que o sistema ao qual estamos nos inserindo é um problema, Bauman, ao descrever a sociedade moderna como líquida, ele acaba descrevendo o mal do liberalismo, a fragilidade nas relações é inerente a esse sistema, a meritocracia causa preconceitos e culpabiliza o indivíduo por não ter conseguido se erguer nessa sociedade. A maldade não se manifesta apenas de forma física, o ideal liberal gera uma violência psicológica, e a banalidade dessa violência já se enraizou tanto na mente da população que nem sequer pensamos sobre como ela age, alienando a classe trabalhadora em suas diversas ramificações. Para acabar com esse empecilho é necessário a conscientização da população, a criação de mais meios midiáticos com a finalidade de mostrar essa realidade, mudar o pensamento de meritocracia nas suas bases, começando pelas escolas, fomentando a ideias de que as crianças fazem o futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
127 Exibições
por Mateus11111
1 Respostas 
75 Exibições
por Zenebra
6 Respostas 
587 Exibições
por Kete
A música brasileira está pior?
por Drielesilva    - In: Outros temas
0 Respostas 
162 Exibições
por Drielesilva
1 Respostas 
89 Exibições
por isaac101
0 Respostas 
99 Exibições
por Micharia
2 Respostas 
220 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
62 Exibições
por thiagoalves
0 Respostas 
199 Exibições
por marinna
Culto à aparência no mundo contemporânea
por Anajucas    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Anajucas

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM