• Avatar do usuário
#80240
Desde o seu descobrimento, o Brasil sofre forte influência de outras culturas e etnias, ocasionando a formação de um país altamente miscigenado. Essa mistura de povos ainda pode ser vista em pleno século XXI, principalmente pelo grande quantidade de imigrantes latino-americanos que chegam de forma ilegal no território brasileiro. Dessa forma, é necessário analisar a razão pela qual essas pessoas saem de suas nações e entram de modo clandestino no território vizinho.
Em primeiro plano, é importante destacar como questões políticas e econômicas conflituosas influenciam nessas migrações forçadas. Seguindo essa perspectiva, no ano de 2021 o estado do Talibã assumiu o poder do Afeganistão, aproveitando-se da retirada das tropas europeias e o exército americano. Esse acontecimento levou milhares de cidadãos afegãos a tentarem uma imigração forçada para o Paquistão e alguns países da Europa. Dessa maneira, diversos países, principalmente a Inglaterra e os Estados Unidos, viabilizaram formas de facilitar a entrada desses indivíduos em seus territórios.
Em contra partida, facilitar o ingresso dessas pessoas em outras sociedades não é o suficiente para lhes garantir uma melhoria de vida, levando em consideração que muitos deles passam a viver em situações precárias. Segundo dados obtidos pela Polícia Federal de 2006 à 2015, o número de imigrantes no Brasil cresceu em 160%. Sob essa ótica, é visível como a busca por uma vida melhor se tornará complicada, seja pela falta de trabalho ou de apoio governamental. Esse cenário deixa evidente os problemas gerados advindo desse fenômeno, como por exemplo, a superlotação em algumas capitais brasileiras.
Portanto, são diversos os problemas que se intensificam com a entrada de imigrantes ilegais. Desse modo, cabe as instituições federais melhorar o patrulhamento nas fronteiras, aumentando o efetivo dos órgãos de segurança, através de concursos e treinamentos para qualificar novos agentes de defesa nacional. Além disso, cabe ao governo melhorar o modo de vida dos brasileiros, através de um melhoramento nas áreas trabalhistas, Educacionais, Econômica, na saúde e principalmente nas áreas de moradia e alimentação. Logo, um país que garante o bem-estar da sua sociedade, irá estar preparado para receber qualquer pessoa de outra nação, seja ela ilegal ou não.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM