A princípio, é imprescindível analisar como o governo possui leis rígidas em relação a essas imigrações. Segundo o filósofo Thomas Hobbes em sua teoria contratualista, cada indivíduo renúncia parte de sua liberdade e delega ao Estado a responsabilidade de gestão a fim de garantir o equilíbrio social. Percebe-se assim, que, mesmo não sendo um cidadão brasileiro, é responsabilidade do governo prover toda a ajuda necessária a cada imigrante. Todavia, hoje, o Brasil possui politicas extremistas que reprimem os imigrantes que tentam entrar no país, expulsam parte dos que conseguem e impedem a realização sucedida dos movimentos migratórios, deixando milhares clamando por misericórdia.
Ademais, é notório analisar como o estigma relacionado aos movimentos migratórios é presente no Brasil. Zygmunt Bauman, em sua renomada obra, "Modernidade líquida", propõe a ideia de cegueira moral, onde na atualidade, a indiferença ao próximo é habitual. Observa-se portanto, uma grande apátia e preconceito da população brasileira sobre esses movimentos, acreditando em mentiras, como as de que imigrantes, roubaram seus empregos e que corromperam a cultura do país, reforçando uma infeliz xenofobia e consequentemente levando a desumanização desses indivíduos.
Sendo assim, urge a necessidade de soluções que resolvam essa problemática. Cabe então ao Ministério da Educação a criação de um projeto educacional que vise a mudança de perspectiva sobre esses movimentos entre os mais jovens. Isso pode ser feito, por meio da intensificação de debates nas escolas sobre o tema, onde os professores incentivaram nos alunos, o pensamento crítico e o desenvolvimento de empatia a respeito dessa adversidade. Deste modo, o povo brasileiro caminhará para que a "cegueira moral" de Bauman, seja reduzida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada