Podemos ter um exemplo de como se leva muito mais tempo para se recuperarem de um desastre, em janeiro de 2020 ocorreu um terremoto no Haiti que foi devastador para a população e mesmo depois de quase dois anos o país ainda sofre com os estragos causados, visto que, logo vão se instaurar a pobreza, a fome, a falta de abrigo e doenças, ainda mais pelas condições em que estão vivendo. Tanto que a população será obrigada a imigrar para outros países que lhes vão oferecer o mínimo e vai poder viver com um pouco mais de dignidade.
Por mais que os países recebam um pouco de ajuda, o processo para se reerguerem ainda é muito demorado, com isso surgem mais problemas e a obrigação de imigrarem para outros países a fim da sobrevivência. Embora também muito destas pessoas são graduadas e ao chegarem em um novo país, como o Brasil, eles sofrem preconceito por serem julgados de ocupar o emprego de outros brasileiros.
Dessa forma medidas são necessárias para resolver o impasse. De vista a ONU em conjunto com os governos de países mais evoluídos, na questão socioeconômica, devem providenciar ajuda e apoio, tais como: alimentos, roupas, objetos para casa, abrigos para moradia e tropas para o reerguimento das cidades devastadas. Está ação deverá vir de uma renda guardada para casos como estes, também poderá vir de doações da população. Pode-se oferecer também uma renda ao conjunto familiar para ajudarem a se manterem. Devemos ter em mente que elas precisam de ajuda naquele momento. Tais medidas visam combater o impasse de forma precisa e democrática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada