Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#46448
No auge da economia cafeeira, o Brasil recebeu diversos imigrantes, dentre estes japoneses e alemães, o que acabou criando uma nova identidade cultural para o país. No século XXI, essa situação ainda se torna evidente, visto que haitianos e bolivianos têm o nosso país como principal destino. Nesse contexto, é necessário investigar os fatores que explicam essa imigração para o Brasil.
Antes de tudo, podemos destacar o que motiva tal movimento migratório. A desigualdade e a extrema pobreza são as características principais, comprava-se isso pelo fato de, por exemplo, a Bolívia estar sofrendo com uma enorme recessão, sendo que seu Índice de Desenvolvimento Humano é um dos menores do mundo. Nesse sentido, fatores econômicos e sociais são a principal causa, incentivando, desse modo, a constante imigração para o território nacional.
Além disso, a busca por melhores oportunidades corrobora com essa causa. A falta de trabalho aliado a busca por melhores condições de vida faz com que os cidadãos, principalmente da América do Sul, emigrem de seus países. Quando chegam ao Brasil, entretanto, se deparam com a falta de mão de obra somada a péssimas condições de trabalho, sendo, às vezes, escravizados, sem seus respectivos direitos trabalhistas. Esse cenário mostra-nos os problemas gerados advindos desse fenômeno social e econômico.
A imigração para o Brasil, portanto, apresenta tanto causas econômicas quanto sociais. Para a solução da problemática, o poder público deve ampliar e estimular a entrada do imigrante no mercado de trabalho com carteira assinada, garantindo, assim, seus direitos trabalhistas. Somado a isso, a mídia juntamente com a sociedade civil pode propor campanhas que visem o bom acolhimento destes por parte da família brasileira. Ademais, o Governo tem que dedicar uma parcela dos impostos para aqueles que pertencem às classes sociais mais baixas para que eles possam se instalar no país. Com essas medidas, o “país do futuro” será um lugar propício para imigrantes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A Nova Ditadura Atualmente o mundo encontra-se na […]

Tráfico de drogas nas rodovias

É notório que o tráfico de dr[…]

No romance “A escrava Isaura”, o anta[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM