• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70756
A Carta Magna de 1988 traz a igualdade como princípio extensivo a todas as pessoas, independente de quaisquer características. No caso das pessoas com deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência traz a acessibilidade como algo que deve ser garantido a fim de lhes proporcionar o pleno exercício de seus direitos. Embora esta possibilidade de acesso tenha sido negada em diversos estabelecimentos durante toda a história, inclusive em bancos, algumas inovações tecnológicas têm se mostrado positivas na concretização de seu acesso por parte desse grupo, como o mobile banking.
          Em primeira análise, o mobile banking permite acesso virtual à conta bancária, bem como rápido manejo de suas movimentações bancárias, tudo por meio do smartphone. Este recurso pode ser integrado a ferramentas de acessibilidade já disponíveis no aparelho - como a conversão de texto em voz automática -, tornando acessível seu uso por pessoas com deficiência visual.
          Ademais, a ida às agências por vezes é onerosa às pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. Tal onerosidade se manifesta nas distâncias percorridas até o local das operações bancárias, bem como na dificuldade de uso dos caixas eletrônicos, que, comumente, apresentam telas e botões inacessíveis à altura de pessoas em cadeira de rodas. Sendo assim, o mobile banking previne tais complicações. Sua integração com a nova tecnologia do Pix contribui nesse sentido, dispensando cada vez mais este deslocamento.
          A partir desta breve análise, conclui-se que as novas tecnologias bancárias se mostram bastante positivas na inclusão social de pessoas com deficiência. Embora a inclusão seja apenas um efeito, e não o objetivo da existência destes recursos, elas se mostram um passo promissor no avanço dos direitos dessa minoria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#70824
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então darei minha opinião sobre seu texto. Vamos lá!

INTRODUÇÃO:

A Carta Magna de 1988 traz a igualdade como princípio extensivo a todas as pessoas, independente de quaisquer características. (Falta de conectivo) caso das pessoas com deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência traz a acessibilidade como algo que deve ser garantido a fim de lhes proporcionar o pleno exercício de seus direitos. (Falta de conectivo) Embora esta possibilidade de acesso tenha sido negada em diversos estabelecimentos durante toda a história, inclusive em bancos, algumas inovações tecnológicas têm se mostrado positivas na concretização de seu acesso por parte desse grupo, como o mobile banking.

Primeiramente, você começou usando um repertório. Oque já se era algo esperado. Porém, antes de usar "carta magma" seria bom que você usasse " constituição de 1988". Assim, você poderia usar "carta magma" em outra parte do seu texto caso fosse necessário à retomada da mesma. Mas isso não quer dizer que tenha errado. Acredito que isso não contaria como erro, mas poderia deixar de alguma forma confuso. Além do mais, se usar um repertório, mostre o porque ele está sendo colocado ali. Logo após a citação da carta magma, você já citou outro repertório, oque torna o parágrafo confuso e escasso de informações, não havendo o desenvolvimento de nenhum dos dois.
Ex: A Carta Magna de 1988, traz a igualdade como princípio extensivo a todas as pessoas, independente de quaisquer características. Entretanto, na prática, ( aqui você faria a problematização do problema no
Brasil e faça o retorno ao que está sendo abordado no tema também).
Além do mais, é importante que seja apresentado na introdução, os argumentos que você irá usar no desenvolvimento 1 e 2.
Se atente aos fechamentos dos parágrafos também!

DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeira análise (conectivo), o mobile banking permite acesso virtual à conta bancária, bem como rápido manejo de suas movimentações bancárias, tudo por meio do smartphone. Este recurso pode ser integrado a ferramentas de acessibilidade já disponíveis no aparelho - como a conversão de texto em voz automática -, tornando acessível seu uso por pessoas com deficiência visual.

• Aqui, para primeiro amparo era esperado à apresentação do que você ia discutir no seu primeiro desenvolvimento, através do tópico frasal;
• Procure por sinônimos;
• Você mostra que está focando no tema em decorrência das pessoas que possuem alguma deficiência física. Parabéns!
• desenvolva mais seus argumentos com uso de dados, citações e etc

DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais (conectivo), a ida às agências por vezes é onerosa às pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. Tal onerosidade se manifesta nas distâncias percorridas até o local das operações bancárias, bem como na dificuldade de uso dos caixas eletrônicos, que, comumente, apresentam telas e botões inacessíveis à altura de pessoas em cadeira de rodas. Sendo assim, o mobile banking previne tais complicações. Sua integração com a nova tecnologia do Pix contribui nesse sentido, dispensando cada vez mais este deslocamento.

• Aqui você já apresentou um tópico frasal. Através dele, foi possível ter uma noção do que seria
• você conseguiu desenvolver bem esse parágrafo. Mas as vezes parece que seu texto está tendo partes repetitivas. Tanto argumento, como as palavras;
• Use mais conectivos e sinônimos nos seus parágrafos;
• E faça o fechamento do mesmo. Você pode ler outras redações e ver que a maioria dos fechamentos, certifica ainda mais que a conjuntura apresentada é realmente um problema.

CONCLUSÃO

A partir desta breve análise, conclui-se que as novas tecnologias bancárias se mostram bastante positivas na inclusão social de pessoas com deficiência. Embora a inclusão seja apenas um efeito, e não o objetivo da existência destes recursos, elas se mostram um passo promissor no avanço dos direitos dessa minoria.

Na conclusão é esperado que demonstre a solução para o problema. Assim, como os seguintes pontos: agente, ação, meio, detalhamento e efeito. E nãofoi possível ver esses pontos na sua conclusão.

• você tem um bom domínio sobre a norma culta, só dê mais algumas pesquisadas sobre o uso da vírgula.

IMPORTANTE: Fiz essa análise em respectivo ao texto dissertativo - argumentativo cobrado no Enem. Vi que, será pro concurso do banco do Brasil. Sendo assim, dei uma pesquisada e vi que é a mesma estrutura de texto. Mas não tenho muita certeza se essa minha análise lhe ajudará, mas espero que sim.

Desde de já, boa sorte na sua caminhada! Um beijão.

( e me desculpe se houve algum erro de digitação. O cansaço está batendo na porta hehhe)
#70835
matheussm escreveu:@geoca Muito obrigado por gastar um tempinho vendo a redação.
A estrutura é a mesma sim, a diferença é que na do Banco do Brasil o tema geralmente não pede intervenção, por isso não coloquei.
Postei essa redação em outro lugar e me falaram a mesma coisa sobre o uso de "Carta Magna", gerou confusão sim, rs.
Adorei as dicas.

Aaaah, sim! Muito obrigada pelo esclarecimento ehehe
Boa sorte com a redação! Precisando, é só marcar. Até maaais

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM