Em primeira análise, a falta de experiência da juventude contemporânea acaba por se tornar um desafio para entrar no mercado de trabalho. Diante disso, percebe-se que por conta da globalização, a qualificação profissional e a experiência se tornam cada vez mais importantes para as empresas no momento de contratar seus trabalhadores. Dessa maneira, é notório que os principiantes acabam ficando em segundo plano no ramo trabalhista, o que acarreta no aumento de jovens desempregados.
Em segundo análise, as políticas públicas promovem uma maior facilidade para os adolescentes adentrarem no comercio profissional. Similar a isso, a Lei 10.097 obriga que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes, na qual eles terão a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho. Com isto, afirma-se a importância das políticas públicas, já que sem elas a juventude seria uma parte excludente no mercado trabalhista.
É fulcral, portanto, que dentro do mercado de trabalho os jovens contemporâneos tenham mais oportunidades e menos desafios na procura do emprego. Dessa forma, o Estado que tem forte influência sobre o indivíduo deve promover ações paliativas focadas a esse público, por meio da criação de cursos profissionais nas escolas de ensino médio para preparar o adolescente no ganho de experiência profissional. Medida essa que coloca um ponto final nos desafios encontrados pela juventude nesse meio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada