Desde que o Brasil foi invadido pelos portugueses, na decáda de 1500, acarretou de ser um país cultivado pelos nativos - os índios- ,para ser explorado pelos estrangeiros. Porém ,na atualidade ,mesmo sendo um país independente ,não deixou de ser explorado,agora,pelo seu próprio povo. Um fator decorrente é à grande demanda que a mata Amazônica ,-a maior floresta trópical ,parte localizada no noroeste do Brasil, e se estende á Colômbia -, ainda é explorada. Os devastadores são fazendeiros locais que aliam-se com empresas clandestinas para se benificiar da venda das madeiras ,afim de ganhar dinheiro infringindo á lei. No site do IBGE,contém informações que o brasil perdeu 500 mil metros quadrados de biomas ,no decorrer de 18 anos ,incluindo Amazônia,Caatinga e o Cerrado.
Outro fator que preocupa o ministério do meio ambiente é a quantidade de lixo que se encontra no maior rio doce do Brasil, o Tietê. Sabão, oléos, plásticos/ garrafas pets; são inúmeros lixos não-biodegradavéis que poluem as águas. A garrafa pet,pneus ,fraldas descartáveis,latas alumínio, demoram entre 400 e 600 anos para se decompor,pelo acrônimo IBAMA. Dessa forma gerando mais poluição para os rios.
Em vista dos argumentos apresentados,sobre os fatos negativos da desmatação das florestas e contudo a poluição dos rios ,chegamos á conclusão que: o homem,não possui o senso de como é importante cuidar do meio ambiente, em seu cotidiano. E somos levados a acreditar que à cada decáda que se passar ,diante de todos os índices citados, o mesmo, destruira em pouco tempo,a própria -natureza- ,em pró a ganância e ambição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.