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#62937
“The Seed”, uma das músicas compostas pela cantora norueguesa Aurora, traz críticas apontadas pela cantora sobre a destrutividade e a ambiciosidade humana em relação ao meio ambiente, utilizando de um provérbio indiano que, apresenta como principal frase “não podemos comer dinheiro”. Tal música pode ser usada para caracterizar o contexto ambiental e social do Brasil, tendo em vista a aceleração no processo de urbanização e aumento exacerbado dos problemas ambientais no país.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% dos municípios brasileiros sofrem com problemas ambientais, causados principalmente pelas queimadas e pelo desmatamento, ambos, produtos da insaciável vontade humana de crescer, ou seja, apenas para aumentar a área urbana, resultado da urbanização acelerada.

Em consequência disso, as queimadas matam vários organismos importantes encontrados no solo e, emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Já o desmatamento afeta diretamente a biodiversidade do local, empobrecendo a fauna e a flora. Além dos diversos tipos de poluição que são somados nesse processo, entre elas, a poluição do ar, das águas e do solo.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Novas leis e políticas poderiam ser estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), trazendo formas de fiscalização mais eficientes, por meio das prefeituras municipais, onde seriam contratados guardas ambientais que, multariam qualquer tipo de infração ambiental, esperando-se diminuir os impactos ambientais em todo o país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#62977
ivancns escreveu:Olá, @Ashylley e @Flaviaa, poderiam corrigir minha redação, por favor?
Sou iniciante, então essa é uma das primeiras que fiz especificamente estudando para o Enem, se puderem falar no que preciso melhorar ficarei grato!
Claro! Assim que possível trarei observações sobre seu texto. Espero que compreenda a demora, pois tenho alguns textos na frente do seu. Mas se puder esperar, será um prazer corrigir sua redação! :D
#67155
Atualmente,o meio ambiente no Brasil sobre grandes riscos de perda.Entre os mais relatados estão as queimadas,os desmatamentos e o assoreamento de águas.Vários municípios brasileiros sofrem com essa ameaça.
Apesar de serem os mais relatados,não significa que sejam os únicos,entre os grandes problemas que enfrentamos estão a poluição do ar,causando muitas doenças respiratórias,as políticos dos rios podendo haver desabastecimento para muitos municípios e a perda de animais marinhos,os desmatamentos e as queimadas podendo ter risco no processo da fotossíntese e o assoreamento de rios dificultando o fornecimento para atividades agrícolas e pecuárias.Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE),cerca de 90% dos municípios sofre com problemas ambientais,o que causa grande ameaça ao nosso ecossistema.
Em virtude dos fatos mencionados,devem ser criadas políticas eficaz para combater causadores de ameaças ao meio ambiente e uma campanha de conscientização sobre os danos que a perda desta causa pode haver.Só assim,poderemos deixar um planeta onde nossos descendentes vivam bem.

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