onde, por um quarto do dia, seres que estão em um processo de descoberta íntima e
pessoal convivem entre si, deve possuir harmonia para que a agressividade não seja
fecundada. Mas o que vemos na educação é o contrário de passividade, é hostilidade.
Em 2017, no fim da manhã de uma sexta-feira (20), um estudante de 14 anos atirou, no Colégio Goyases, em seus colegas de classe. Dois destes morreram e quatro ficaram feridos. O motivo, segundo o atirador, era o bullying praticado pelos alunos para com ele. Este episódio mostrou os efeitos que esse modo de intimidação causa sobre as vítimas. O bullying prejudica o desempenho escolar e social do padecente, levando-o, até mesmo, à depressão; isolando-se das pessoas com quem convive.
Uma pesquisa do IBGE, de 2015, divulgou que 7,4% dos alunos sofrem alguma espécie de humilhação física e/ou moral. Com isso, é visível a crescente no número da violência no âmbito escolar. Um dos motivos para isto é a escassez de diálogo entre os campos docente e discente. Essa comunicação também não está presente na família destes alunos, os quais precisam receber apoio psicológico e emocional. Na maioria das vezes, quando um adolescente ou uma criança sofre, cotidianamente, com algum tipo de zombaria, ele opta por não tornar a situação pública, com receio de que haja uma piora em sua condição.
Logo, é necessário que haja um combate às práticas provocativas. Os governantes, com o apoio dos colégios, devem fornecer palestras com o discurso antibullying. As famílias precisam acompanhar a vida escolar de seus filhos. A sociedade deve discutir sobre o assunto, e não tratá-lo como um tabu ou algo inexistente. Com todo esse apoio, há uma esperança na redução da agressividade nas escolas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada