Em primeiro plano, caracteriza-se como intimamente ligada ao entrave, a falta de consciência ambiental, a qual move o indivíduo a negligenciar a situação que se encontra o meio ambiente e continuar a consumir produtos que prejudicam o mesmo. Nessa ótica, o relatório Brundtland, criado pela ex primeira- ministra norueguesa Gro Brundtland, explica a necessidade do consumo sustentável e da sua importância para a atual e futura sociedade. Entretanto, observa-se que essa linha de raciocínio não é realidade, pois as grandes empresas continuam a utilizar de meios não renováveis e seus consumidores seguindo essa linha, descartam lixo em locais inapropriados, gerando a poluição e o acúmulo do lixo. Sendo assim, a fauna, flora e o desenvolvimento das sociedades são taxativamente prejudicadas.
Ademais, outro fator responsável pelo consumismo e por seu consequente acúmulo de lixo, é a falta de educação e gestão financeira presente na vida dos indivíduos, a qual motiva os mesmos a comprarem compulsivamente. Dessa forma, tal conjuntura é estruturalmente criada na sociedade visto que a educação financeira não é algo presente na grade curricular de ensino nacional. Nesse sentido, o filósofo Immanuel Kant defende que o progresso de uma nação é intrínsecamente ligada à autonomia de seus cidadãos, entretanto, tal pensamento não é cumprido na realidade. Desse modo, a população é socialmente instruída a praticar o consumismo e consequentemente, gerar o exorbitante acúmulo de detrito nas cidades.
Portanto, é imprescindível que medidas exequíveis sejam criadas para mitigar a problemática em questão. Nesse viés, é crucial que o Ministério do meio ambiente por meio de canais oficiais do Governo, criem mecanismos digitais que possibilitem a sociedade a as empresas a promoverem o desenvolvimento sustentável em seus cotidianos. Assim, auxiliando o corpo social a preservar o meio ambiente. Em adendo, é necessário que o Ministério da educação juntamente com o Ministério da Economia, com renda direcionada pela administração superior, insiram aulas de educação financeira nas escolas. Sendo assim, desde cedo os estudantes terão direcionamento quanto à administração de suas finanças. Dessa maneira, a sociedade evoluirá e os desdobramentos provocados pela revolução industrial irão se atenuar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.