Dessa forma, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da falta de debate. Djamila Ribeiro defende que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, pouco se fala sobre a questão do lixo na sociedade brasileira, instaurando assim um silenciamento nas mídias de massas, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros. Diante disso, urge tirar a situação a situação da invisibilidade para atuar sobre a problemática, como defende Djamila.
Ademais, a priorização de interesses financeiros têm relação direta com a produção de lixo. De acordo com o sociólogo polonês Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado.Tal constatação fica nítida diante da obsolência programada em que novos produtos são fabricados para substituir os anteriores e com isso estimular o comércio, resultando em uma maior produção de resíduos.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, faz-se imprescindível que a mídia - instrumento de ampla abrangência - tire da invisibilidade o tema e invista em campanhas de conscientização sobre o consumo consciente, buscar comprar o necessário e descartar apenas o que não serve mais. Assim, teremos uma sociedade mais ponderada que pensa diferente da letra da canção da cantora Ariana Grande.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.