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#31711
A telenovela "Avenida Brasil", de grande repercussão nacional, tinha um lixão como cenário importante para a trama, no qual era retratada uma dura situação de ordem ambiental e social. Apesar de ser um roteiro fictício, a verossimilhança com o contexto atual brasileiro é clara, uma vez que grande maioria das cidades enfrenta diariamente sérias dificuldades em relação ao volume exorbitante de lixo. Nesse sentido, o grave problema persiste intrínseco à realidade por fatores como a aglomeração popular nos centros urbanos e a consolidação do consumismo.

Em primeiro plano, é importante analisar a grande concentração urbana popular como determinante para o agravo da controvérsia. Tal fato decorre do processo de êxodo rural iniciado, em razão do marco da industrialização do país, na década de 1950, no qual houve um rápido deslocamento de pessoas, especialmente para a região sudeste. Como efeito disso, a grande proporção alcançada pela necessidade natural humana de consumo contrasta com o despreparo citadino em destinar adequadamente os resíduos não processados, cujas consequências direcionam-se ao rápido esgotamento dos insuficientes locais de disposição, seguido pelo despejamento de desagradáveis detritos no próprio meio social. Logo, a permanência desse quadro acentua adversidades, como a propagação de doenças, prejudiciais ao bem-estar público.

Em segundo plano, a consolidação da sociedade consumista intensifica o impasse. Acerca disso, o sociólogo Zygmunt Bauman denota, na obra "Vida para consumo", que a identidade contemporânea do indivíduo pauta-se na busca de uma falsa felicidade, supostamente alcançada pela aquisição constante de novas mercadorias. Nessa perspectiva, as relações de mercado, sob o viés econômico e comercial, têm utilizado propagandas apelativas de marketing para o incentivo e estímulo do cidadão à compra, as quais se centram na desvalorização e preenchimento imediato de produtos. Desse modo, a continuidade desse ciclo de inovações impõe a alienação ao consumidor e, conseguintemente, leva ao acúmulo excessivo de material inutilizado.

Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário de dificuldades no Brasil. A fim de promover mudanças de postura no consumo da população perante as estratégias comerciais, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, fomentar o pensamento crítico e o discernimento às famílias quanto à sustentabilidade. Isso pode ser feito por meio de campanhas no ambiente escolar, abertas ao público em geral, com a realização de palestras por ambientalistas e desenvolvimento de atividades lúdicas, voltadas às consequências trazidas pelo consumismo exagerado ao meio ambiente e social, bem como às práticas capazes de atenuar a situação. Dessa maneira, contextos como o apresentado na trama tornar-se-ão inverossímeis e a nação caminhará rumo a um futuro mais sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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