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#37816
O Funk se tornou um gênero musical registrado das comunidades do Rio de Janeiro desde 1980. Marcado por canções que promovem um estilo de vida e dá voz a experiências vividas por grupos minoritários, o ritmo ganhou destaque em todo o Brasil. Entretanto, barreiras como o preconceito e a falta de amparo pelo Estado dificultam a sua aceitação como identidade brasileira.
Apesar do ritmo dançante, o funk ainda sofre com preconceitos disfarçados de opiniões. Tendo sua origem afrobrasileira, é rejeitado como cultura e muitas vezes marginalizados, sendo taxado de "som de vagabundo", evidenciando o racismo estrutural presente na sociedade. Porém, ao analisá-lo, o gênero levanta questões sociais importantes, como a difícil vida do morador da favela e as opressões sofridas pelo Estado, cantadas por MC's, a exemplo na música RAP do Silva, canção do MC Bob Rum.
De acordo com o Artigo 125, da Constituição de 1988, toda manifestação cultural deve ser reconhecida e promovida. No entanto, o Estado peca ao excluir o gênero de sua atividade econômica e social. Atualmente, o ritmo emprega milhares de indivíduos, gerando renda e principalmente lazer, ao promover bailes dentro de comunidades, que carencem de políticas e ações socioculturais.
Portanto, fica claro a importância do Funk na construção de uma identidade nacional. Compete à Secretaria da Cultura promover e apoiar o gênero, através da liberação de verbas para artistas e projetos, com a finalidade de consolidar como atividade econômica e cultural. Cabe, também, a sociedade combater o preconceito, conhecendo e aceitando o Funk como uma das riquezas nacionais, através de debates que demonstrem a sua importância para com as minorias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#37857
@nathxsln01, vou corrigir, mas gostaria do seu feedback!

Primeiro parágrafo:
Poderia incluir uma citação para enriquecer a introdução. " O preconceito é opinião sem conhecimento" (Voltaire).

Segundo parágrafo:
Deve substituir a expressão "som de vagabundo" por "som da periferia" ou retirar. Nesse contexto, você pode trabalhar que o estilo é a voz da periferia e citar também algum trecho pertinente dos Mc's que mencionou.

Terceiro parágrafo:
No segundo período, "principalmente" deveria ser separado entre vírgulas e retirado a vírgula logo após "lazer".
A promoção e divulgação do Funk não podem ficar restrito à favela, a sociedade precisa ressignificar o Funk como sendo expressão de identidade sociocultural.

Quarto parágrafo:
A sua conclusão ficou coesa.

No geral, você tem domínio da língua escrita. Quanto mais citações sobre o tema, melhor.

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