As grandes mudanças no âmbito profissional requerem o senso humano, tendo em vista que as máquinas não possuem a capacidade de questionar e se emocionar. Como criticou Pablo Picasso, "Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas". Portanto, cabe aos jovens lidar com a adaptação à uma realidade desconhecida, exigindo assim, inteligência emocional para encarar essa jornada de trabalho. Entretanto, muitas escolas, famílias e até mesmo o Estado negligenciam tal necessidade, tornando os futuros profissionais vulneráveis a distúrbios emocionais, como a síndrome de Burnout, e dificuldades em gerenciar suas vidas pessoais e profissionais.
Nesse ínterim, deveros colégios ainda ensinam de maneira retrógrada, perdurando preconceitos quanto à tecnologia no ensino, influenciando os estudantes a optarem pelo uso improdutivo das IAs(inteligências artificiais), como o chat GPT, para fazer seus trabalhos escolares, exercícios e assim se tornando incapazes de realmente realizar tais tarefas, podendo torná-los completamente dependentes desta ferramenta e, logo, profissionais incapacitados.
Em síntese, mediante à vulnerabilidade emocional, os Ministério da Saúde e da Educação devem fazer campanhas de informação sobre inteligência emocional em escolas e promover a informação quanto a este tema na mídia, visando torná-lo essencial para a formação escolar. Acerca da má utilização de IAs, é dever dos Ministérios da Educação e da Tecnologia instruir as escolas a aplicar a tecnologia de maneira eficiente, tornando as inteligências artificiais ferramentas produtivas na educação, possibilitando o pleno desenvolvimento dos jovens em meio às profissões do futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada