Um dos desafios enfrentados pelos jovens em relação às profissões do futuro é a necessidade de constante atualização. Com as mudanças tecnológicas acontecendo em ritmo acelerado, muitas profissões estão ficando obsoletas e novas habilidades estão sendo exigidas. Por isso, é importante que os jovens invistam em sua educação e formação, buscando cursos e treinamentos que possam capacitá-los para as profissões do futuro.
Além disso, outro desafio enfrentado pelos jovens é a competição cada vez mais acirrada por vagas no mercado de trabalho. Com a globalização e a internet, muitas profissões passaram a ser exercidas em escala global, o que significa que os jovens agora competem não apenas com outros jovens de sua cidade ou estado, mas com jovens de todo o mundo. Por isso, é fundamental que os jovens desenvolvam habilidades que os diferenciem e os tornem mais atrativos para as empresas.
Em conclusão, os desafios enfrentados pelos jovens em relação às profissões do futuro exigem que eles estejam preparados e capacitados para enfrentar as mudanças tecnológicas e as demandas do mercado de trabalho. É fundamental investir em sua formação e desenvolver habilidades que os diferenciem da competição global por vagas. Cabe ao Estado promover políticas públicas que garantam o acesso à educação, à qualificação profissional e ao trabalho, assegurando a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.