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Por Ana2
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No filme "A Barraca do Beijo", é retratada a história de Elle, uma garota que tenta conciliar diferentes eixos de sua vida entre eles, a decisão sobre seu futuro profissional. Fora da ficção, a realidade atual não difere, tendo em vista os dilemas relacionados a escolha profissional do jovem do século XXI, tanto pela influência familiar quanto pelas limitações referentes a desigualdade social.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função da pressão e influência da família, os jovens tem enfrentado dificuldades para sua escolha profissional. Sob esse viés, o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", assemelha-se ao contexto atual quando apresenta indivíduos que tem o futuro decidido pelos pais, sem que exerçam seu poder de escolha. Diante do exposto, tal atitude familiar culmina na falta de profissionalismo dos jovens por não terem seu futuro planejado pelos mesmos. Dessa forma, é evidente que a família diante de tamanha responsabilidade necessita ser conscientizada.
Ademais, presencia-se uma forte influência das limitações associadas a desigualdade social na decisão da juventude quanto a formação profissional. Mediante a segregação social, indivíduos em situação de vulnerabilidade tem menos acesso ao poder de escolha, que é determinado pelas suas condições socioeconômicas , fomentando assim, a indiligência quanto o Art. 6 da Constituição Federal, que prevê os diretos básicos aos cidadãos. Assim, é notório que medidas necessitam ser tomadas.
Por conseguinte, é mister que o Estado tome providências. Para que os jovens tenham plena consciência sobre sua decisão profissional, urge que o Ministério da Educação promova, por meio de verbas governamentais palestras e debates em escolas, com inúmeros profissionais, além de criar campanhas nas mídias sociais para conscientização das famílias sobre a importância do apoio as decisões dos jovens. Somente assim, atenuando a problemática em questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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