Convém ressaltar, a princípio que a baixa escolaridade também é uma das grandes barreiras que impossibilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Isso afeta muito as oportunidades de emprego dessas pessoas. Segundo um estudo feito pelo IBGE cerca de 5,7 milhões de desempregados estão procurando uma vaga a mais de 1 ano. Então é possível dizer que existem muitas vagas no mercado de trabalho, porém existem poucas pessoas qualificadas para elas.
Em segundo lugar está a falta de experiência desse jovem com o mundo do trabalho. É notável que a Indústria e o Comércio estejam caminhando cada vez mais em um rumo à eficiência, substituindo os seus trabalhadores por maquinas. Um bom exemplo disso é a Quarta Revolução Industrial, que tem como foco a produtividade e a eficiência de seus produtos. Então é indubitável essa falta de experiência dos jovens frente a esse mercado.
Entende – se, portanto, que essas barreiras são os grandes desafios desses jovens do século XXI. Sendo assim o Ministério da Educação junto às Indústrias poderiam fazer projetos e cursos de educação e experiência profissional para esses jovens, um exemplo para isso é os trabalhos de Jovem Aprendiz. Cabe também as escolas e as famílias incentivarem e ensiná-los sobre esse mundo do trabalho e seus diversos desafios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.