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Por maryju
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Anteriormente, era comum que as pessoas buscassem um emprego e permanecessem no mesmo por muito tempo ou até que se alcançasse certa estabilidade financeira que garantisse uma boa condição de vida futuramente. Porém, em meio ao avanço da tecnologia em detrimento ao sistema educacional, muitas profissões tendem a ser automatizada e decerto, como boa parte dos brasileiros não está preparada, não serão aptos a aderi-las.

Primordialmente, vale ressaltar que o sistema educacional é um agravante dessa situação, de modo que é muito obsoleto. Apesar das propostas para possíveis reformas, a educação brasileira ainda é muito pobre, pois não há o investimento necessário para a modernização das práticas de ensino. São poucas as instituições que oferecem cursos profissionalizantes que garantam a inserção do jovem no mercado de trabalho atual, visto que apenas 17% dos estudantes brasileiros estão matriculados em escolas que disponibilizam esse tipo de serviço.

Outrossim, indubitavelmente, com o avanço tecnológico constante, se torna muito difícil para os jovens acompanhar todas as mudanças, à medida que, eventualmente se torna prejudicial. Dessarte, no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", o Senhor Bucket, interpretado pelo ator Noah Taylor, é demitido do local onde trabalha devido à inserção de um maquinário que, ocasionalmente substitui seu trabalho, isto é, sua profissão é automatizada. Contudo, logo depois é contratado novamente para fazer a manutenção dessa mesma máquina, evidenciando a falta de preparo em relação à automação por parte dos trabalhadores.

Em suma, faz-se necessário a ação do governo na criação de medidas que contribuam para a modernização do sistema educacional, juntamente com o ministério da educação (MEC), como a inserção de cursos voltados a um fator tecnológico e profissional. Cabe também à população manifestar suas opiniões acerca do tema abordado anteriormente, por meio de campanhas sociais em conjunto com as ONG's, para que o indivíduo tenha novos caminhos profissionais que garantam a estabilidade almejada. Só assim será possível para o jovem, vencer os desafios com as profissões do futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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