Avatar do usuário
Por vitorbot
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92462
A inclusão de jovens no mercado de trabalho é uma grande preocupação para adolescentes e adultos recém-formados. Sabemos que entrar para o mercado de trabalho nem sempre é um processo tranquilo. Com isso, ainda é preciso enfrentar inúmeros obstáculos para inserir o jovem no mercado de trabalho, do século XXI, marcado pelas profissões do futuro. As causas desse fenômeno social estão centradas na baixa escolaridade e na falta de experiência, cenário que precisa ser revertido.
Em primeira análise, a baixa escolaridade mostra-se um grande impasse para inserção dos jovens no mercado de trabalho, pois, isso resulta na falta de pessoas qualificadas para preencher a vaga de emprego. De acordo com o conceito do economista britânico Guy Standing, a palavra “Precariat” caracteriza uma classe em desenvolvimento, formada por um número crescente de pessoas que têm uma vida de insegurança, entram e saem de empregos que certificam pouco significado a suas existências. Portanto, é evidente que a baixa escolaridade é um grande desafio que os jovens enfrentam na busca de sua profissão futura.
Ademais, a falta de experiência é uma barreira para solucionar a problemática do jovem do século XXI e sua profissão do futuro, uma vez que a maioria das empresas tem essa exigência. O conceito da Indústria 4.0 mostra que o mercado de trabalho está caminhando cada vez mais rumo à eficiência, substituindo os trabalhadores por máquinas. A Quarta Revolução Industrial, marcada pela disputa entre os países mais desenvolvidos, tem como foco a produtividade e a eficiência no processo de produção. Desse modo, evidencia a falta de experiência como uma barreira para a solução do problema enfrentado pelos jovens que buscam a profissão do futuro.
Diante disso, sabemos que entrar para o mercado de trabalho nem sempre é um processo tranquilo. Portanto, cabe ao jovem pesquisar sobre a empresa, seu histórico e suas atividades atuais, realizar trabalho voluntário também é um ótimo jeito de adquirir experiência. A mídia pode conscientizar a população sobre a importância das escolas e como a baixa escolaridade afeta a vida dos jovens no futuro. Como disse o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: “Não é a crise que muda o mundo, mas a nossa resposta a ela”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
407 Exibições
por maritello
0 Respostas 
72 Exibições
por Crystian
0 Respostas 
61 Exibições
por santosmiih
0 Respostas 
60 Exibições
por RhanaMii
0 Respostas 
77 Exibições
por Rhanylf
0 Respostas 
80 Exibições
por mariiaedua
1 Respostas 
96 Exibições
por ed2uardaa
0 Respostas 
91 Exibições
por cecikarolina
0 Respostas 
66 Exibições
por claar
0 Respostas 
94 Exibições
por wallacek0

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM