Sob esse viés, primeiramente, é licito postular o enraizamento cultural como impulsionador desse revés. De acordo com o filosofo Pierre Bourdieu a sociedade incorpora pensamentos difundidos ao longo dos anos e os reproduzem com naturalidade. Seguindo a linha de raciocínio de Bourdieu, este “jeitinho brasileiro” é praticado há tempos, no brasil, e se tornou algo “normal” para uma grande parcela da sociedade. Entretanto, sua pratica resulta no aumento de número de infringimento das leis, já que é praticado com facilidade como subornando de guardas de trânsito, comprado pirataria, dentre outras formas.
Ademias, vale também ressaltar a carência informacional e sua intrínseca relação com o “jeitinho brasileiro” hodiernamente. Conforme Sócrates, filosofo grego, os erros são consequências da ignorância humana. Esse pensamento do filosofo, é facilmente aplicado à problemática, haja vista que o individuo pratica tal ato e não tem a curiosidade de saber se o que está fazendo é ilícito. Como consequência, quem realmente sofre com o “jeitinho brasileiro” são às empresas, uma vez que são fraudadas, por exemplo, produtos falsificados.
Dessarte, portanto a resolução deste tipo de corrupção sublimada que é o “jeitinho brasileiro”. O governo, principal órgão competente, deve tornar as fiscalizações mais rigorosas e também levar o conhecimento a todo tecido social sobre a corrupção. Esse ensinamento deve ser feito por intermédio de palestras, que abranja um maior número de pessoas para que as pessoas entendam como a corrupção pode ser praticada em qualquer lugar e não somente no ambiente político. Assim, a população tomará consciência de quando está praticando qualquer alto que seja ilícito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada