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Por RodrigoMSB
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Segundo a filosofa francesa Simone de Beauvoir, “o escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. De maneira semelhante ao pensamento da filosofa, hodiernamente no Brasil é notório que o “jeitinho brasileiro” trata-se de uma forma sublimada de corrupção, o que torna um escândalo, já que se faz presente em uma grande parcela da sociedade. Assim, essa situação se dá seja pelas raízes históricas, seja pela carência informacional.
Sob esse viés, primeiramente, é licito postular o enraizamento cultural como impulsionador desse revés. De acordo com o filosofo Pierre Bourdieu a sociedade incorpora pensamentos difundidos ao longo dos anos e os reproduzem com naturalidade. Seguindo a linha de raciocínio de Bourdieu, este “jeitinho brasileiro” é praticado há tempos, no brasil, e se tornou algo “normal” para uma grande parcela da sociedade. Entretanto, sua pratica resulta no aumento de número de infringimento das leis, já que é praticado com facilidade como subornando de guardas de trânsito, comprado pirataria, dentre outras formas.
Ademias, vale também ressaltar a carência informacional e sua intrínseca relação com o “jeitinho brasileiro” hodiernamente. Conforme Sócrates, filosofo grego, os erros são consequências da ignorância humana. Esse pensamento do filosofo, é facilmente aplicado à problemática, haja vista que o individuo pratica tal ato e não tem a curiosidade de saber se o que está fazendo é ilícito. Como consequência, quem realmente sofre com o “jeitinho brasileiro” são às empresas, uma vez que são fraudadas, por exemplo, produtos falsificados.
Dessarte, portanto a resolução deste tipo de corrupção sublimada que é o “jeitinho brasileiro”. O governo, principal órgão competente, deve tornar as fiscalizações mais rigorosas e também levar o conhecimento a todo tecido social sobre a corrupção. Esse ensinamento deve ser feito por intermédio de palestras, que abranja um maior número de pessoas para que as pessoas entendam como a corrupção pode ser praticada em qualquer lugar e não somente no ambiente político. Assim, a população tomará consciência de quando está praticando qualquer alto que seja ilícito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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