Em primeira análise, vale ressaltar a característica excludente do transporte privado no Brasil, cuja indústria é dominada por capital internacional. Segundo Milton Santos, renomado geógrafo brasileiro, a atual globalização é perversa por segregar, uma vez que nem todos possuem condições de acessar as riquezas e tecnologias produzidas. Essa constatação vai ao encontro da realidade de uma crescente parcela da população incapaz de comprar ou manter um carro, em vista do aumento exorbitante do preço tanto da gasolina quanto dos automóveis, cujas empresas vêm priorizando modelos de luxo -- elitizando a locomoção particular.
Diante desse cenário, o transporte coletivo revela-se como uma saída necessária para garantir a universalidade do direito a ir e vir. No entanto, desde os históricos protestos de 2013, que reivindicavam uma tarifa de ônibus justa, o serviço em questão apenas se sucateou ainda mais. O advento de aplicativos como o Uber e a falta de investimentos na modernização das frotas -- especialmente em municípios onde o serviço foi privatizado -- resultaram na queda da qualidade do transporte público, além do aumento dramático das tarifas.
Urge, portanto, que o Ministério da Infraestrutura potencialize os investimentos públicos em meios de transporte coletivo, por meio da formulação de um plano nacional de desenvolvimento da mobilidade urbana popular, fundamentado em parcerias com os poderes municipais e em análises de casos de sucesso em outros países, a fim de contornar a elitização automobilística. Com isso, garantir-se-á o direito de ir e vir a todos os brasileiros e brasileiras, estabelecendo uma ordem justa e, consequentemente, um verdadeiro progresso social -- honrando, assim, o lema na bandeira nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.