• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#79197
A sociedade brasileira sofre com esquemas de corrupção desde os seus primórdios, basicamente desde a sua independência. Por conta disso, o país sempre sofreu com altos e baixos ao longo da sua história. Paralelamente, fica evidente como ações realizadas no passado ainda influenciam negativamente na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros modernos. Assim, a ética nacional acaba não sendo exercida de forma efetiva por todos.
A princípio, é viável ressaltar como atitudes erradas exercidas por representantes de uma sociedade, pode abalar a ética moral do restante de uma população. Com isso, segundo uma pesquisa feita pela ONG transparência internacional, em 2018 o Brasil ocupou o 105° lugar entre 180 posições de países menos corruptos. Sob essa óptica, é visível como os cidadãos devem ter cuidado na hora de eleger um lider político. Evidencia-se, que os eleitores têm total liberdade de exigir seus direitos, caso o político escolhido não cumpra sua função de maneira correta e eficaz.
Ademais, é válido destacar que casos de suborno não acontece apenas entre líderes governamentais, levando em consideração, que boa parte da sociedade tupiniquim prática diariamente o famoso "jeitinho brasileiro". Para o filósofo francês Montesquieu: "A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios". Desse modo, esse pensamento demostra como os casos de propina que acontece na alta cúpula pode ter influência desde os seus princípios. Logo, um corpo social que prática a desonestidade não poderá exigir honestidade de seus governantes.
Portanto, casos onde o indivíduo se mantém frente à ética nacional, deve sofrer a intervenção dos principais órgãos de defesa nacional. Dessa forma, cabe a esses órgãos de defesa viabilizar melhorias no corpo de leis federais, para que operações como a lava jato atue de forma frequente e eficaz, contra esquemas de aliciamento envolvendo representantes governamentais. Por conseguinte, o povo será induzido a pensar muitas vezes antes de cometer qualquer ato de imoralidade à ética.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#79548
Oii, @Andrevls ! 😸
Detalhe: A CORRUPÇÃO não começou com a Independência. Corrupção, nepotismo e abuso de autoridade são problemas desde o Período Colonial. Pesquise mais sobre, pois vale a pena.

Legenda:
Erro
Correção
Repetição
Explicação

A sociedade brasileira sofre com esquemas de corrupção desde os seus primórdios, basicamente desde a sua independência < é com "I" maiúsculo . Por conta disso, o país sempre sofreu com altos e baixos ao longo da sua história. Paralelamente, fica evidente como ações realizadas no passado ainda influenciam negativamente na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros modernos. Assim, a ética nacional acaba não sendo exercida de forma efetiva por todos.

A princípio, é viável ressaltar como atitudes erradas exercidas por representantes de uma sociedade, pode abalar a ética moral do restante de uma população. Com isso, segundo uma pesquisa feita pela ONG no que tange à transparência internacional, em 2018, o Brasil ocupou o 105° lugar entre 180 posições de países menos tem certeza?corruptos. Sob essa óptica ótica < óptica diz respeito à Física. , é visível como os cidadãos devem ter cuidado na hora de eleger um lider político. Evidencia-se, que os eleitores têm total liberdade de exigir seus direitos, caso o político escolhido não cumpra sua função de maneira correta e eficaz.
Acredito que você deveria ter colocado uma consequência. Leia seu tópico frasal. Fiquei com a expectativa de encontrar consequências da corrupção.

Ademais, é válido destacar que casos de suborno não acontece apenas entre líderes governamentais, levando em consideração, que boa parte da sociedade tupiniquim prática pratica < verbo praticar conjugado na 3° pessoa do singular diariamente o famoso "jeitinho brasileiro". Para o filósofo francês Montesquieu: "A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios". Desse modo, esse pensamento demostra como os casos de propina que acontece acontecemna alta cúpula pode ter influência desde os seus princípios < repetição. Logo, um corpo social que prática a desonestidade não poderá exigir honestidade de seus governantes.

Portanto, casos onde o indivíduo se mantém frente à ética nacional, deve sofrer a intervenção dos principais órgãos de defesa nacional. Dessa forma, cabe a esses órgãos de defesa viabilizar melhorias no corpo de leis federais, para que operações como a lava jato atue de forma frequente e eficaz, contra esquemas de aliciamento envolvendo representantes governamentais. Por conseguinte, o povo será induzido a pensar muitas vezes antes de cometer qualquer ato de imoralidade à ética.

Poderia dizer quais órgãos são esses.
Faltou o meio, isto é, como a ação será feita.
#79549
Esqueci de falar: na introdução seria melhor se você usasse um período para dar um "spoiler" dos seus argumentos.



No mais, sua redação ficou muito boa!
Não sou boa em pontuar, mas acredito que a nota ficaria entre 840-880 dependendo do corretor.
Espero ter ajudado!

Em 2019 a grave doença, Covid-19 se alastro[…]

"Chega de fui-fiu"

"Estão vestidas para matar", aque[…]

Geralmente, quando se comete um crime considerado […]

No Brasil, os desafios para a atenuaç&atild[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM