Em primeira instância, apresenta-se o analfabetismo funcional como um dos principais problemas dos letrados brasileiros, visto que esses sabem ler, mas não interpretam o discurso absorvido, propagando ideias que não fazem ideia do é. Isso é apresentado no curta-metragem “Meu amigo Nietzsche”, em que uma criança acha um livro do filosofo e passa a repetir seu discurso sem saber o ele realmente significa, reforçando a ideia de que não só adianta ensinar a população a ler, mas também é preciso ensiná-la a questionar e refletir sobre aquilo.
Em segunda instância, tem-se a criação da empatia como outro fator demasiadamente importante do estímulo á leitura, já que o leitor passa a entender como os personagens se sentem ou porquê pessoas estão militando por determinado assunto, às vezes se identificando com eles e tentar mudar a sociedade ao seu redor. Haja vista o que disse o poeta Mario Quintana: “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”, buscando demonstrar o papel transformador da leitura.
Diante dos fatos mencionados, conclui-se que a leitura é importante e deve ser estimulada cada vez mais. Por isso, são necessárias medidas para que esse incentivo aconteça, tal qual: as Secretarias Municipais de Educação promovam clubes de debates sobre diversos livros nas escolas, que seriam realizados mensalmente, de modo a cessar com o analfabetismo funcional, pois como postulou o filosofo Voltaire: “a leitura engrandece a alma”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada