No filme "Ponte para Terabítia", a personagem Leslie Burke faz uma interessante sentença sobre aparelhos televisores: "Meu pai disse que televisão queima os neurônios". Não é possível afirmar que "queima", de fato, os neurônios, porém, uma pesquisa do site "A mente é maravilhosa", afirma que, quando assistimos televisão, o cérebro começa a produzir ondas alfas, que causam o estado de sonolência, parecido com a hipnose, no qual as operações lógicas, a compreensão, a criatividade e a associação ficam detidas. Nesse estado, a consciência é muito mais manipulável, já que a capacidade crítica adormece, causando a chamada alienação digital: a incapacidade de agir e pensar por conta própria. O mesmo acontece quando assistimos aos vídeos curtos do TikTok.
Dentre os atrativos do TikTok, as trends - tendências - são, sem dúvida, o maior deles, já que atraem milhões de usuários no mundo inteiro. Embora a maioria seja inócua, algumas delas foram consideradas perigosas e resultaram na morte de dezenas de jovens usuários. O desafio do desodorante, que consiste na inalação do aerossol presente no produto pelo maior tempo possível e pode causar a morte por asfixia, devido a suas substâncias tóxicas, é um exemplo dessas tendências. O caso mais chocante, no Brasil, ocorreu em Belo Horizonte, onde um menino de apenas dez anos pereceu ao tentar realizar o desafio.
Portanto, é evidente que medidas são necessárias para a resolução dessa problemática. Para tanto, urge que as instituições de ensino conscientizem os jovens sobre os riscos que essa rede oferece, por meio de palestras realizadas por profissionais das áreas da tecnologia e saúde, onde a temática seria abordada, desde o ensino fundamental - uma vez que as gerações estão, cada vez mais cedo, imersas na realidade tecnológica - de maneira adaptada a faixa etária, de modo a alcançar a educação digital. Urge, também, que os pais estejam atentos aos conteúdos acessados pelos filhos e delimitem tempo para o acesso do aplicativo. Isso pode ser feito através da ferramenta "sincronização familiar", disponível no TikTok. Assim, a sociedade poderá trilhar um caminho conforme as palavras supracitadas de Isaac Asimov.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.