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Por anaclaradll
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#77925
O curta-metragem "A História das Coisas" relata como o consumo excerbado afeta a sociedade em aspectos sociais e ambientais. Essa problemática é fruto de decisões de consumo desenfreadas, que resultam no acúmulo de bens materiais que, muito brevemente, são descartados na natureza. Se relacionam com essa situação fatores como a propaganda irresponsável e a liquidez social.

Visto que as estratégias publicitárias influenciam diretamente nas escolhas de compra, é notório que o consumismo está ligado à propaganda, que age de maneira manipladora para convencer os indivíduos a adquirirem produtos desnecessários, fato esse que demonstra falta de responsabilidade para com o planeta.

Paralelamente, ocorre na sociedade o fenômeno da liquidez descrito pelo sociólogo Zygmaunt Bauman em sua obra "Modernidade líquida". O autor defendia que o mundo atual vive uma falta de solidez nas relações, de forma que as pessoas não mais se importam com aquilo que as rodeiam. É possível analisar o consumismo como um impacto da liquidez social, pois a busca por bens materiais em excesso vem do vazio interior, e a despreocupaão com o meio ambiente é outro sinal de alienação.

Assim sendo, cabe ao Poder Legislativo incentivar a criação de leis que impeçam a manipulação midiática exagerada dos consumidores, e que busquem a propagação do consumo consciente e sustentável, para que a natureza não seja alvo de tanta degradação.

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por EuDavila
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#77942
A competência 5 é 120

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
0
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Por 3m1ly
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#77957
Introdução
O curta-metragem "A História das Coisas" relata como o consumo excerbado afeta a sociedade em aspectos sociais e ambientais. [Conectivo]Essa problemática é fruto de decisões de consumo desenfreadas(2), que resultam no acúmulo de bens materiais que, muito(3) brevemente, são descartados na natureza. [Conectivo]Se relacionam(1) com essa situação fatores como a propaganda irresponsável e a liquidez social.

Comentário
(1) - Não se inicia frase com pronome oblíquo.
(2) - Concordância: "desenfreados".
(3) - Emprego desnecessário, pois "brevemente" já dar a ideia de rápido.

Desenvolvimento 01
Visto que as estratégias publicitárias influenciam diretamente nas escolhas de compra, é notório que o consumismo está ligado à propaganda, que age de maneira manipladora(5) para convencer(6) os indivíduos a (7) adquirirem produtos desnecessários, fato esse que demonstra falta de responsabilidade para com o planeta.

Comentário
(4) - "Visto que" não é um operador interparágrafo, exemplo, que você pode usar, "Sob esse viés", "Nesse sentido" e entre outros.
(5) - "manipuladora"
(6) - Como isso acontece?
(7) - Vai crase
:arrow: O parágrafo está fora do padrão Enem, sendo a organização correta:
1. Operador interparágrafo
2. Tópico-frasal
3. Explicação do problema
4. Repertório
5. Finalização do parágrafo

Desenvolvimento 02
Paralelamente(8), ocorre na sociedade o fenômeno da liquidez descrito pelo sociólogo Zygmaunt Bauman em sua obra "Modernidade líquida". O autor(9) defendia que o mundo atual vive uma falta de solidez nas relações, de forma que as pessoas não mais se importam(10) com aquilo que as rodeiam. É possível analisar o consumismo como um impacto da liquidez social, pois a busca por bens materiais em excesso vem do vazio interior, e a despreocupaão(11) com o meio ambiente é outro(12) sinal de alienação.

Comentário
(8) - Não é operador interparágrafo.
(9) - Truncado
(10) - Por exemplo?
(11) - "despreocupação"
(12) - É necessário desenvolver a ideia antes de colocar na última do parágrafo.
:arrow: Embora o parágrafo não esteja embrionário, as ideias estão confusas.

Conclusão
Assim sendo(13), cabe ao Poder Legislativo (Agente) incentivar a criação de leis (Ação) que impeçam a manipulação midiática exagerada dos consumidores (Detalhamento), e que busquem a propagação(14) do consumo consciente e sustentável, para que a natureza não seja alvo de tanta degradação.(Efeito)

Comentário
(13) - Use um operador conclusivo.
(14) - Trecho confuso, substitua, por exemplo, "a fim de incentivar"
:arrow: A proposta de intervenção está incompleta, pois precisa apresentar os 5 elementos:
1. Agente (40)
2. Ação (40)
3. Meio/modo (40)
4. Efeito (40)
5. Detalhamento (40)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#78192
3m1ly escreveu:Introdução
O curta-metragem "A História das Coisas" relata como o consumo excerbado afeta a sociedade em aspectos sociais e ambientais. [Conectivo]Essa problemática é fruto de decisões de consumo desenfreadas(2), que resultam no acúmulo de bens materiais que, muito(3) brevemente, são descartados na natureza. [Conectivo]Se relacionam(1) com essa situação fatores como a propaganda irresponsável e a liquidez social.

Comentário
(1) - Não se inicia frase com pronome oblíquo.
(2) - Concordância: "desenfreados".
(3) - Emprego desnecessário, pois "brevemente" já dar a ideia de rápido.

Desenvolvimento 01
Visto que as estratégias publicitárias influenciam diretamente nas escolhas de compra, é notório que o consumismo está ligado à propaganda, que age de maneira manipladora(5) para convencer(6) os indivíduos a (7) adquirirem produtos desnecessários, fato esse que demonstra falta de responsabilidade para com o planeta.

Comentário
(4) - "Visto que" não é um operador interparágrafo, exemplo, que você pode usar, "Sob esse viés", "Nesse sentido" e entre outros.
(5) - "manipuladora"
(6) - Como isso acontece?
(7) - Vai crase
:arrow: O parágrafo está fora do padrão Enem, sendo a organização correta:
1. Operador interparágrafo
2. Tópico-frasal
3. Explicação do problema
4. Repertório
5. Finalização do parágrafo

Desenvolvimento 02
Paralelamente(8), ocorre na sociedade o fenômeno da liquidez descrito pelo sociólogo Zygmaunt Bauman em sua obra "Modernidade líquida". O autor(9) defendia que o mundo atual vive uma falta de solidez nas relações, de forma que as pessoas não mais se importam(10) com aquilo que as rodeiam. É possível analisar o consumismo como um impacto da liquidez social, pois a busca por bens materiais em excesso vem do vazio interior, e a despreocupaão(11) com o meio ambiente é outro(12) sinal de alienação.

Comentário
(8) - Não é operador interparágrafo.
(9) - Truncado
(10) - Por exemplo?
(11) - "despreocupação"
(12) - É necessário desenvolver a ideia antes de colocar na última do parágrafo.
:arrow: Embora o parágrafo não esteja embrionário, as ideias estão confusas.

Conclusão
Assim sendo(13), cabe ao Poder Legislativo (Agente) incentivar a criação de leis (Ação) que impeçam a manipulação midiática exagerada dos consumidores (Detalhamento), e que busquem a propagação(14) do consumo consciente e sustentável, para que a natureza não seja alvo de tanta degradação.(Efeito)

Comentário
(13) - Use um operador conclusivo.
(14) - Trecho confuso, substitua, por exemplo, "a fim de incentivar"
:arrow: A proposta de intervenção está incompleta, pois precisa apresentar os 5 elementos:
1. Agente (40)
2. Ação (40)
3. Meio/modo (40)
4. Efeito (40)
5. Detalhamento (40)
Muito obrigada pela correção!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
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