• Avatar do usuário
#80619
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê artigo 6º, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o impacto do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, é indubitável que crianças que vivem fora de uma estrutura familiar, e com a ausência de ensino, possuem uma desestruturação e uma falta de experiência que os deixam vulneráveis as ações dos abusadores. De acordo com dados do site Brasil61, mais de 14 mil denúncias sobre abuso sexual, exploração sexual foram registradas em 2020. É de suma importância ressaltar que, com a pandemia esses números de casos vão subindo cada vez mais.
Ademais, é fundamental apontar a dor e os transtornos psicológicos como marcas na vida de uma criança que passa por violência. Dessa forma, se faz importante que os responsáveis fiquem atentos em qualquer sinal de abuso que o indivíduo possa demonstrar. É importante citar a falta de educação sexual e o diálogo com os pais como um dos principais pontos que contribuem para a violência,já, que as crianças não vão ter noção sobre o que está acontecendo quando alguém tocar seu corpo.
Depreende-se, portanto, uma tomada de medidas do governo em parceria com a mídia, devem fazer campanhas falando sobre o abuso e explicando que a vítima não tem culpa, para que dessa forma a sociedade seja conscientizada ajudar a denunciar casos de estupro. Por fim, fiquem atentos ao comportamento de seus filhos e venham ensinando sobre educação sexual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM