No momento atual, se tornou relativamente fácil adquirir algum meio de comunicação, é comum observar cada membro da família com seu próprio telefone celular, até mesmo o caçula da família. O uso da tecnologia pode trazer muitos benefícios a todos, a facilidade com que se pode comunicar com qualquer pessoa ou mesmo empresa do outro lado do globo, após esses dois últimos anos percebe-se essa característica como uma grande aliada para o ensino, pois o ensino só foi possível devido as plataformas disponíveis, assim como seu acervo quase infinito em relação ao acesso à informação, livros da literatura clássica à moderna, artigos científicos, domínio público.
Com essa facilidade de acesso, um novo perfil de estudante foi criado, o estudante conectado, as escolas precisam de forma planejada e organizada, integrar a tecnologia no ensino, para isso, acesso a computadores, aulas interativas sobre determinada disciplina utilizando conteúdos diversificados disponíveis digitalmente, explicação de algum conteúdo utilizando os mecanismos de desenho e apresentação, facilitando a compreensão do assunto estudado. Esse acesso deve ser responsável, de modo que não permita aos alunos distrações e atrapalhe em sua formação integral. É importante também ressaltar que a escola deve dispor os equipamentos necessários pois nem todos possuem acesso à tecnologia.
Conclui-se que a tecnologia nunca esteve tão aflorada como nesse momento e agora mais que nunca o acesso à informação está mais fácil cada dia que passa. Tendo em vista a velocidade e o tamanho dessa transformação, o sistema de ensino público e privado deve aderir à essa possível nova forma de ensinar, adquirindo os equipamentos necessários através de incentivos públicos e privados, para garantir o acesso e ensino de qualidade a todos os alunos, esse novo “método” de aprendizagem pode ser mesclado ao de forma a garantir aos alunos, aulas interativas, ilustrações, vídeos, desenhos juntamente à explicação
do professor para melhor compreensão da disciplina estudada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.