Em primeira análise, convém ressaltar que é importante destacar o papel da imprensa nos sistemas democráticos para compreender a gravidade do impacto das notícias falsas na sociedade. Nessa óptica, podemos mencionar o período do estado novo quando apoiantes de Getúlio Vargas divulgaram um Suspeito plano que ameaçava a democracia , por parte de comunistas o chamado, Plano Cohen, sobre a falsa ameaça, Vargas se aproveitou para implantar no Brasil o regime totalitário. Dessa forma é inaceitável que em pleno século 21 o problema ainda persista.
Ademais, a democracia é outro ponto atingido fortemente pela difusão de notícias irreais, nesse contexto pode-se mencionar a fala de Pierre Bourdieu sobre a mídia, segundo ele “o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão.” Dessa maneira fica evidente que os controladores de notícias, quando toma um partido falso acabam mudando ou impactando o pensamento da sociedade. Assim, quando se perde a confiança na política por conta de informações específicas, não existe uma massa determinada a escolher um candidato para os representar, a “voz do povo” é então silenciada.
Portanto, para resolver o impasse é necessária uma solução como por exemplo, que o poder legislativo procure estabelecer certas leis para criminalizar a disseminação de notícias falsas, com o intuito de diminuir as fraudes e a calúnia causadas por meio destas. Além disso o ministério da justiça juntamente ao governo federal poderia criar uma campanha de conscientização nos principais veículos de transmissão midiáticos, que geralmente possuem alcances de até meio milhão de pessoas segundo o IBGE alertando sobre os perigos e as consequências da divulgação de informações que não possua fontes confiáveis, alertando a população com o fito de diminuir consequentemente tal problemática. Feito isso mudar o quadro exposto atual, para que, mentiras ditas repetitivamente não se tornem verdade como durante o Holocausto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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