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Por FanyCampos
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê
em seu artigo 6º, o direito a educação ambiental como inerente a todo cidadão brasileiro.
Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o impacto ambiental e os desafios da reciclagem dos residuos têxteis, dificultando,deste modo,a universalização desse direito social tão importante.
Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
   Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais
para combater o impacto ambiental. Nesse sentido, esses resíduos, quando dispostos irregularmente, causam uma série de impactos negativos ao ambiente. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma
violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação ambiental, o que infelizmente é evidente no país.
  Ademais,é fundamental apontar os os níveis  de ruído e calor gerados pelas máquinas, além do pó composto por partículas de algodão resultantes dos processos de fiação com o impulsionador do impacto ambiental no Brasil. Segundo ao Sebrae, 80% dos lixos têxteis no Brasil são descartados incorretamente. Diante de tal exposto e o causa grande impacto ambiental devido ao descarte incorreto de tecido em lixões e ao não aproveitamento de têxteis na indústria da moda. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o  Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de por meio de verbas governamentais, Implemente sistemas de coleta seletiva para facilitar a separação de resíduos recicláveis e não recicláveis - com intuito de minimizar os impactos causados pelos resíduos têxteis - afim de evitar o impacto ambiental. Assim, se consolidará uma sociedade melhor, onde o
Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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