A sociedade contemporânea está passando por um momento que há possibilidade de fazer graça com tudo que se vê e ouve, e em até aquilo que não é visto ou ouvido. Neste contexto, percebe-se que, tudo pode virar piada ou motivo de risada mesmo que seja algo sério; por exemplo, nos dias de hoje o desrespeito, o racismo, a intolerância, o bullying e outros vários, estão sendo mostrados de forma exacerbada por meio do humorismo. Tais fatos mostra que ainda estamos em uma composição em desenvolvimento.
O humor está cada vez mais relacionado com as tecnologias, isto se deve a velocidade que estas têm de alcançarem milhares de pessoas em questões de segundos através das mídias sociais, como WhatsApp, Instagram e Twitter. A atual "viralização" de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, fraseetc., que se espalhe facilmente, alcançando muita popularidade, os famosos Memes, febre desse século, é um dos principais distribuidores desta nova forma de diversão. Mesmo com a situação de pandemia (causada pelo Covid19) onde muitas pessoas morreram, o ser humano achou tempo para transformar algo triste, em algo engraçado.
Com base nas informações acima conclui-se que, o humor está vindo disfarçado de aspectos negativos, e é necessário a conscientização das
pessoas em amplitude global. Cada indivíduo pode contribuir na conscientização a começar pelo não compartilhamento e com a ajuda de
divulgações na internet, posters e as mídias televisivas, a fim de interromper esse horror escondido em risadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.