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Por Bikatriz
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#61546
No filme "O Lorax", é retratado uma grande destruição ambiental pelo ser humano, por benefício próprio, por consequência, tempos depois, a população inteira sofre com essa atitude tomada por uma pessoa com superioridade. No filme aborda dois temas importante, como, o desmatamento e a poluição. Vemos claramente, que, o que se retratava em um filme do ano de 2012, aos poucos, está se apresentando na nossa realidade.
Israel S. Andrade disse "O homem desmata uma árvore, faz uma folha, e nela escreve "Sou contra o desmatamento"." Primeiramente, é de suma importância fala sobre esse problema, que, as causas são tantas que é difícil citar tudo em um texto. A destruição como o desmatamento que causa no nosso habitat é inevitável, precisamos de papel, móveis, casa para morar, área para plantação e lugar para os animais. Infelizmente devido à, intensa degradação ambiental, algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente.
Sobre tudo, como diz Stephen Hawking, " A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças do planeta" consequentemente, as poluições pode ocorrer com as ações do homem, mas também pode ter causas naturais, existe vários tipos de poluição, mas, o que mais afeta é a poluição do ar, que ocorre, também, com produções de matéria prima para a sobrevivência da humanidade, porém, com a ganância, as produções estão sendo demais para o meio ambiente.
Diante do exposto, fica clara a necessidade de agir para a conscientização, por tanto, cabe o Estado cobrar e vigiar por meio de fiscais e autoridades, as produções e a quantidade de matéria prima retirada no meio ambiente. Certamente, as vistorias e os cuidados com o habitat que vivemos será harmoniosa e bem cuidada. Com o equilíbrio, tudo pode ser salvo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Wesleykm
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#61553
@Bikatriz,


No filme "O Lorax", é retratado uma grande destruição ambiental pelo ser humano, por benefício próprio, por consequência, tempos depois, a população inteira sofre com essa atitude tomada por uma pessoa com superioridade. truncamentoNo filme aborda dois temas importante, como, o desmatamento e a poluição. Vemos claramente, que, o que se retratava em um filme do ano de 2012, aos poucos, está se apresentando na nossa realidade.
Israel S. Andrade disse "O homem desmata uma árvore, faz uma folha, e nela escreve "Sou contra o desmatamento"." Primeiramente, é de suma importância fala sobre esse problema, que, /as causas são tantas que é difícil citar tudo em um texto/ não fale isso. A destruição como o desmatamento que causa no nosso habitat é inevitável, precisamos de papel, móveis, casa para morar, área para plantação e lugar para os animais. Infelizmente devido à, intensa degradação ambiental, algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente.siga a estrutura de desenvolvimento: conectivo+ tópico frasal / repertorio / opinião/ conclusão/
Sobre tudo, como diz Stephen Hawking, " A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças do planeta" consequentemente, as poluições pode ocorrer com as ações do homem, mas também pode ter causas naturais, existe vários tipos de poluição, mas, o que mais afeta é a poluição do ar, que ocorre, também, com produções de matéria prima para a sobrevivência da humanidade, porém, com a ganância, as produções estão sendo demais para o meio ambiente.mesma coisa do primeiro desenvolvimento
Diante do exposto, fica clara a necessidade de agir para a conscientização,ponto: . Portanto... por tantoportanto, cabe o Estado cobrar e vigiar por meio de fiscais e autoridades, as produções e a quantidade de matéria prima retirada no meio ambiente. Certamente, as vistorias e os cuidados com o habitat que vivemos será harmoniosa e bem cuidada. Com o equilíbrio, tudo pode ser salvo.faltou detalhamento e efeito/finalidade
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Por camis23
#61554
@Bikatriz, olá, boa-noite! irei corrigir sim.

No filme "O Lorax", é retratado uma grande destruição ambiental pelo ser humano, por benefício próprio, e por consequência, tempos depois, a população inteira sofre com essa atitude tomada por uma pessoa com superioridade(Desnecessária essa construção). No filme(Insira o conector) são abordados dois temas importantes, como o desmatamento e a poluição. Vemos(Não use em nenhuma hipótese os verbos em primeira pessoa do plural, seja veementemente impessoal durante todo o texto, e insira o conector antes)claramente a relação entre o que é retratado em um filme do ano de 2012 com a realidade.(Aqui você não explicita a tese, que são os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

Israel S. Andrade disse(Insira o conector!) "O homem desmata uma árvore, faz uma folha, e nela escreve 'Sou contra o desmatamento' ". Primeiramente, é de suma importância falar sobre esse problema, que, as causas são tantas que é difícil citar tudo em um texto.(Construção totalmente inadequada. Ao iniciar o parágrafo de discussão você já começa a argumentar em cima do repertório que você inseriu, não fique reafirmando ao corretor que o texto é o lugar de se explicitar as causas do problema. Seja sempre sucinta, objetiva e clara. Ao afirmar isso você perde linhas da sua produção e ainda perde consideravelmente na competência 2 e 3) A destruição, como o desmatamento, que é causada no nosso habitat é inevitável, precisamos de papel, de móveis, de casa para morar, de áreas para plantação e de lugar para os animais. Infelizmente devido à intensa degradação ambiental algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente.(Esse parágrafo foi totalmente díspar da estrutura dissertativa-argumentativa. Nos parágrafos de argumentação - 2 e 3 - você precisa seguir um molde, um esquema pré-exposto, que consiste na apresentação do fator que fomenta a problemática, inserir um repertório que se relacione a ele e embase sua fala, discutir acerca desse fator, trazendo comentários pertinentes e fora das obviedades, e, por fim, inserir a conclusão que consiste na retomada do repertório usado no início, traçando um paralelo entre ele e a sua discussão, mostrando que ele corrobora sua argumentação)

Sobretudo(Não se caracteriza como conector de início de parágrafo), como diz Stephen Hawking, " A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças do planeta", e, consequentemente, as poluições podem ocorrer com as ações do homem, mas também podem ter causas naturais, existem vários tipos de poluição, mas, o que mais afeta é a poluição do ar, que ocorre, também, com produções de matéria prima para a sobrevivência da humanidade, porém, com a ganância, as produções estão sendo demais para o meio ambiente.(Parágrafo meramente expositivo, em que você realiza várias afirmações, mas não discute nenhuma delas. Utilize o esquema que eu expliquei no segundo parágrafo para o terceiro parágrafo)

Diante do exposto, fica clara a necessidade de agir para a conscientização(Não se caracteriza como ação para a intervenção por ser algo abstrato), portanto, cabe ao Estado cobrar e vigiar, por meio de fiscais e autoridades, as produções e a quantidade de matéria prima retirada no meio ambiente. Certamente, as vistorias e os cuidados com o habitat que vivemos será harmoniosa e bem cuidada. Com o equilíbrio, tudo pode ser salvo.(Intervenção com apenas um agente, mas sem nenhum detalhamento)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais, realiza sempre a revisão do seu texto ao finaliza-lo. Segundo, analise o esquema que falei sobre os parágrafos de desenvolvimento. Por fim, atente-se a pontos importantes da intervenção, e a conclusão da mesma pode ser feita fazendo uma retomada do repertório utilizado na introdução, traçando um paralelo entre o cenário apresentado no primeiro parágrafo e as soluções expostas no último parágrafo. Algumas dicas são: analise textos-modelos de notas 1000 no ENEM, estude os critérios pedidos para cada parágrafo de forma detalhada, pesquise acerca do uso e de exemplos de conectores. Com muito esforço e treino a nota alta será apenas consequência. :)
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Por Bikatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61558
camis23 escreveu:@Bikatriz, olá, boa-noite! irei corrigir sim.

No filme "O Lorax", é retratado uma grande destruição ambiental pelo ser humano, por benefício próprio, e por consequência, tempos depois, a população inteira sofre com essa atitude tomada por uma pessoa com superioridade(Desnecessária essa construção). No filme(Insira o conector) são abordados dois temas importantes, como o desmatamento e a poluição. Vemos(Não use em nenhuma hipótese os verbos em primeira pessoa do plural, seja veementemente impessoal durante todo o texto, e insira o conector antes)claramente a relação entre o que é retratado em um filme do ano de 2012 com a realidade.(Aqui você não explicita a tese, que são os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

Israel S. Andrade disse(Insira o conector!) "O homem desmata uma árvore, faz uma folha, e nela escreve 'Sou contra o desmatamento' ". Primeiramente, é de suma importância falar sobre esse problema, que, as causas são tantas que é difícil citar tudo em um texto.(Construção totalmente inadequada. Ao iniciar o parágrafo de discussão você já começa a argumentar em cima do repertório que você inseriu, não fique reafirmando ao corretor que o texto é o lugar de se explicitar as causas do problema. Seja sempre sucinta, objetiva e clara. Ao afirmar isso você perde linhas da sua produção e ainda perde consideravelmente na competência 2 e 3) A destruição, como o desmatamento, que é causada no nosso habitat é inevitável, precisamos de papel, de móveis, de casa para morar, de áreas para plantação e de lugar para os animais. Infelizmente devido à intensa degradação ambiental algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente.(Esse parágrafo foi totalmente díspar da estrutura dissertativa-argumentativa. Nos parágrafos de argumentação - 2 e 3 - você precisa seguir um molde, um esquema pré-exposto, que consiste na apresentação do fator que fomenta a problemática, inserir um repertório que se relacione a ele e embase sua fala, discutir acerca desse fator, trazendo comentários pertinentes e fora das obviedades, e, por fim, inserir a conclusão que consiste na retomada do repertório usado no início, traçando um paralelo entre ele e a sua discussão, mostrando que ele corrobora sua argumentação)

Sobretudo(Não se caracteriza como conector de início de parágrafo), como diz Stephen Hawking, " A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças do planeta", e, consequentemente, as poluições podem ocorrer com as ações do homem, mas também podem ter causas naturais, existem vários tipos de poluição, mas, o que mais afeta é a poluição do ar, que ocorre, também, com produções de matéria prima para a sobrevivência da humanidade, porém, com a ganância, as produções estão sendo demais para o meio ambiente.(Parágrafo meramente expositivo, em que você realiza várias afirmações, mas não discute nenhuma delas. Utilize o esquema que eu expliquei no segundo parágrafo para o terceiro parágrafo)

Diante do exposto, fica clara a necessidade de agir para a conscientização(Não se caracteriza como ação para a intervenção por ser algo abstrato), portanto, cabe ao Estado cobrar e vigiar, por meio de fiscais e autoridades, as produções e a quantidade de matéria prima retirada no meio ambiente. Certamente, as vistorias e os cuidados com o habitat que vivemos será harmoniosa e bem cuidada. Com o equilíbrio, tudo pode ser salvo.(Intervenção com apenas um agente, mas sem nenhum detalhamento)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais, realiza sempre a revisão do seu texto ao finaliza-lo. Segundo, analise o esquema que falei sobre os parágrafos de desenvolvimento. Por fim, atente-se a pontos importantes da intervenção, e a conclusão da mesma pode ser feita fazendo uma retomada do repertório utilizado na introdução, traçando um paralelo entre o cenário apresentado no primeiro parágrafo e as soluções expostas no último parágrafo. Algumas dicas são: analise textos-modelos de notas 1000 no ENEM, estude os critérios pedidos para cada parágrafo de forma detalhada, pesquise acerca do uso e de exemplos de conectores. Com muito esforço e treino a nota alta será apenas consequência. :)
Vou dar meu melhor!!!!!!!!
Obrigada, vou ver meus erros e pesquisar mais...
Obrigada novamente 😊💫
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Por camis23
#61559
@Bikatriz, por nada! precisando pode contar comigo :)
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