• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69371
Segundo o ativista Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" guiando os cidadões ao caminho para o sucesso.Nesse sentido, é crucial o papel dos professores para encaminhar os estudantes ao caminho correto,porém, estes profissionais da educação não são respeitados e valorizados, muito por conta da falta de consciencia da importancia da educação no Brasil, quanto a falta de investimentos nessa área.Diante desse cenário,torna-se essencial propostas para a resolução deste desdém aos educadores.

Em primeiro plano,é essencial evidenciar a falta de conhecimento da importancia da educação.Conquanto, na Idade Média a educação era algo de pessoas ricas e poderosas e quem tinha esse luxo adquiria vantagem sobre a maioria.Portanto,atualmente seria primordial a valorização como ocorria no tempo médio,porém,hoje há um desdém em cima da educação e uma banalização sobre a mesma, com os alunos vandalizando seus locais de estudo e desrespeitando seus professores e passando esta atitude por gerações e gerações.Desse modo,esse desrespeito perante a educação e aos profissionais devem ser discutidos para o bem da sociedade.

Ademais,vale ressaltar a falta de investimentos na área da educação.De acordo com o filosofo Immanuel Kant "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".Consequentemente,fica evidente que este serviço é o bem mais valioso filosoficamente para o desenvolvimento do ser. Outrossim,apesar da importancia e significancia desta área aos cidadãos, a mesma recebe poucos recursos e cortes frequentes nos investimentos para infraestrutura e salarios dos profissionais,ocasionando assim regiões no Brasil com poucas escolas e com escolas precarias e de ensino de baixa qualidade.Assim sendo, deve se refletir a respeito desta problematica afim de tornar o país em um lugar melhor.

Verifica-se, então a necessidade de valorizar o trabalho dos professores e da importancia da educação.Para isso, faz-se imprescindivel que o Ministerio da Cultura apresente um projeto para conscientizar jovens sobre o estudo, por intermedio de propagandas e meios comunicativos - internet -,com videos educacionais mostrando a importancia da educação nas suas vidas e de como seus educadores são importante para o seu futuro, a fim de mostrar como a educação pode impactar sua vida tanto com ela quanto com a falta da mesma.Parelalamente,o Ministerio da Economia deve propor projetos de lei - para a descentralização do mercado educacional- por meio de incentivos fiscais aos investidores estrangeiros, afim de criar novas escolas particulares e gerar mais empregos aos professores entregando um ensino de qualidade.Assim,tornar-se-á possivel a resolução do problema vigente da falta de apreciamento e de investimentos da educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#69935
TEMA: O HISTÓRICO DESAFIO DE SE VALORIZAR O PROFESSOR

Introdução

Segundo o ativista Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" guiando os cidadões cidadãos ao caminho para o sucesso. Nesse sentido, é crucial o papel dos professores para encaminhar os estudantes ao caminho correto, porém no entanto, estes profissionais da educação não são respeitados e valorizados, muito por conta da falta de consciencia consciência da importancia importância da educação no Brasil, quanto a falta de investimentos nessa área. Diante desse cenário, torna-se essencial propostas para a resolução deste desdém aos educadores.

:idea: CUIDADO COM AS REPETIÇÕES, ELAS PODEM REDUZIR SUA NOTA DA C4.

Comentários: O primeiro período ficou meio confuso. Você colocou a citação do Nelson Mandela e em seguida adicionou "guiando os cidadãos ao caminho para o sucesso", esse trecho faz parte da citação do Mandela ou você que adicionou? Bom, se a situação foi a 2a citada, seria interessante que você colocasse um conectivo para ligar as duas coisas. Exemplo: "Segundo o ativista Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" de modo a guiar os cidadãos ao caminho para o sucesso."

No mais, a sua introdução está boa, você apresentou bem os seus argumentos e o repertório é pertinente.
#69950
ERRO / FORMA CORRETA
REPETIÇÃO
CONFUSO
PODE MELHORAR
SUGESTÃO

Desenvolvimento 1

Em primeiro plano, é essencial evidenciar a falta de conhecimento da importancia importância da educação. Conquanto, na Idade Média a educação era algo de pessoas ricas[trecho coloquial] e poderosas e quem tinha esse luxo adquiria vantagem sobre a maioria. Portanto[1], atualmente seria primordial a valorização como ocorria no tempo médio [não coloque soluções nos desenvolvimentos, isso deve ser feito na conclusão], porém entretanto, hoje há um desdém em cima da educação e uma banalização sobre a mesma, com os alunos vandalizando seus locais de estudo e desrespeitando seus professores e passando esta atitude por gerações e gerações. Desse modo, esse desrespeito perante a educação e aos profissionais devem ser discutidos para o bem da sociedade.

[1] Não utilize conectivos de conclusão no meio do parágrafo, isso pode reduzir sua nota na C4 por inadequação de conectivos.

Comentários: Bom, você falou bastante coisa no parágrafo, mas não justificou a ideia principal: POR QUE A FALTA DE CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO OCORRE? COMO OCORRE? QUAL A RAZÃO DE AS PESSOAS NÃO VALORIZAREM A EDUCAÇÃO?
Além disso, a meu ver, o seu repertório não sustenta o que você disse.
#69952
ERRO / FORMA CORRETA
REPETIÇÃO
CONFUSO
PODE MELHORAR
SUGESTÃO

Desenvolvimento 2

Ademais, vale ressaltar a falta de investimentos na área da educação. De acordo com o filósofo Immanuel Kant "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Consequentemente [creio que esse não seja o conectivo mais adequado para essa situação, pois ele dá ideia de consequência], fica evidente que este serviço é o bem mais valioso filosoficamente para o desenvolvimento do ser. Outrossim [conectivo também inadequado, pois este tem o sentido "do mesmo modo", "similarmente"], apesar da importancia importância e significancia significância desta área aos cidadãos, a mesma ela recebe poucos recursos e cortes frequentes nos investimentos para infraestrutura e salarios salários dos profissionais, ocasionando assim regiões no Brasil com poucas escolas e com escolas precarias precárias e de ensino de baixa qualidade [como você sabe disso? O seu repertório não sustenta essa afirmação] . Assim sendo, deve-se refletir a respeito desta problematica problemática afim a fim de tornar o país em um lugar melhor.
#69954
Conclusão

Verifica-se, então a necessidade de valorizar o trabalho dos professores e da importancia da educação. Para isso, faz-se imprescindivel que o Ministerio da Cultura[agente] apresente um projeto para conscientizar jovens sobre o estudo[ação], por intermedio de propagandas e meios comunicativos - internet -[meio], com videos educacionais mostrando a importancia da educação nas suas vidas e de como seus educadores são importante para o seu futuro[detalhamento], a fim de mostrar como a educação pode impactar sua vida tanto com ela quanto com a falta da mesma [finalidade].Parelalamente Paralelamente, o Ministerio da Economia [agente II] deve propor projetos de lei - para a descentralização do mercado educacional- por meio de incentivos fiscais aos investidores estrangeiros [ação II + meio II], a fim de criar novas escolas particulares e gerar mais empregos aos professores entregando um ensino de qualidade[finalidade II]. Assim[evite repetir conectivos], tornar-se-á possivel a resolução do problema vigente da falta de apreciamento e de investimentos da educação.

* Proposta 1 está completa estruturalmente, mas será que essa medida vai mesmo funcionar? Será que apenas propagandas irão resolver o problema?
Violência contra a mulher

Na sociedade brasileira é notório o […]

outro período Muito obrigada pela corre&c[…]

Pirataria digital pode ser prevenida

No que se concerce a pirataria digital é um[…]

OLÁ JO! Tudo bem? Espero que seu dia est[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM