Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#49337
“Matilda” é um filme que mostra as aventuras de uma garotinha que amava ler e, por causa de seu "hobbie", foi capaz de ser independente em meio a uma família que vivia permeada de maus hábitos e descuidos à criança, não acreditando em qualquer benefício que a leitura pudesse trazer para a vida de alguém. Fora da ficção, é notório que o hábito de leitura entre os jovens no Brasil também apresenta um grande impacto na dinâmica de funcionamento de suas vidas. Diante disso, faz-se necessário a discussão sobre dois aspectos a respeito do tema: a relevância da leitura nas esferas individuais e sociais e o impasse da consolidação do quadro no país.

Em primeiro lugar, é importante perceber a dimensão que os efeitos do hábito da leitura toma. Além de proporcionar aos indivíduos um vasto repertório cultural e vontade de sabedoria, a leitura, fictícia ou não, agrega na capacidade de senso crítico e na criação de pensamentos complexos, ajudando na visualização dos problemas do mundo em que vivem e na reflexão de soluções para abranda-los. Segundo o professor Pierluigi Piazzi, grande referência contemporânea para o país em estudos sobre a conexão do cérebro com a aprendizagem, um leitor ávido por prazer consegue aumentar neurologicamente o seu nível de inteligência. Dessa forma, se implantadas em uma idade ainda nova, tais práticas podem resultar em uma geração mais consciente e responsável, contribuindo não só para que ela lide melhor com situações e desafios de seu cotidiano, mas para a evolução da sociedade.

Em contrapartida, o costume de ler não é eficazmente cultivado entre os brasileiros. Isso porque, uma vez que as escolas frequentemente impingem aos alunos o consumo de livros que, à priori, são vistos como pouco atrativos e tem uma linguagem distante e onerosa em relação à atual, há como resultado a falta de motivação para isso entre a mocidade. Tal decorrência pode ser observada na pesquisa promovida pelo Instituto Pró-Livro, que retrata uma média de apenas dois livros por ano lidos pela população do Estado, e diz que 30% dela nunca sequer comprou um livro. Assim, prova-se que grande parte da juventude local sofre com as consequências do pouco incentivo à leitura, perpetuando um baixo desempenho em seu crescimento pessoal e contrução cognitiva.

Diante do exposto, demanda-se que o Ministério da Educação, por meio da implantação de políticas públicas, direcione seus fundos para a instauração de bibliotecas em todas as instituições públicas de ensino, fazendo circular obras eleitas em pesquisas como as mais populares para os jovens, a fim de promover o acesso e estímulo à leitura entre os juvenis. Logo, espera-se que a proposta possa frear a questão no país, criando, assim, muitos como a personagem "Matilda", espalhando através da leitura uma mudança tanto mundo adentro como afora.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#49480
Macana escreveu:@joanavitoria oi! Cê teria um tempo para corrigir minha redação? Se sim, ficaria grata!<3
oii, vou corrigir sim!
#49486
Oii! Eis aqui minha correção :)

Introdução

“Matilda” é um filme que mostra as aventuras de uma garotinha que amava ler e, por causa de seu "hobby"* (hobbies é o plural de hobby, logo, no singular, a grafia correta é hobby.) foi capaz de ser independente em meio a uma família que vivia permeada de maus hábitos e descuidos à criança, não acreditando em qualquer benefício que a leitura pudesse trazer para a vida de alguém. Fora da ficção, é notório que o hábito de leitura entre os jovens no Brasil também apresenta um grande impacto na dinâmica de funcionamento de suas vidas. Diante disso, faz-se necessário a discussão sobre dois aspectos a respeito do tema: a relevância da leitura nas esferas individuais e sociais e o impasse da consolidação do quadro no país.

Sua introdução é muito bem desenvolvida, parabéns! Apresenta todos os critérios requeridos, ótima argumentação e apresentação do tema e deixa claro para o leitor quais serão as duas problemáticas desenvolvidas. Continue assim!

Desenvolvimento I

Em primeiro lugar, é importante perceber a dimensão que os efeitos do hábito da leitura toma. Além de proporcionar aos indivíduos um vasto repertório cultural e vontade de sabedoria, a leitura, fictícia ou não, agrega na capacidade de senso crítico e na criação de pensamentos complexos, ajudando na visualização dos problemas do mundo em que vivem e na reflexão de soluções para abrandá-los* (apresenta acento agudo). Segundo o professor Pierluigi Piazzi, grande referência contemporânea para o país em estudos sobre a conexão do cérebro com a aprendizagem, um leitor ávido por prazer consegue aumentar neurologicamente o seu nível de inteligência. Dessa forma, se implantadas em uma idade ainda nova, tais práticas podem resultar em uma geração mais consciente e responsável, contribuindo não só para que ela lide melhor com situações e desafios de seu cotidiano, mas para a evolução da sociedade.

Você possui um ótimo repertório e sabe organizar a estrutura da sua redação de forma transparente, além de usar bastante conectivos para interligar as frases, o que é muito bom. Juro que fiquei procurando errinhos para pontuar, mas não consegui KSJKSKS. Continue assim!

Desenvolvimento II

Em contrapartida, o costume de ler não é eficazmente cultivado entre os brasileiros. Isto* (isso, em relação ao tempo, se refere a um período de tempo próximo no passado ou no futuro; isto, por sua vez, se refere ao tempo presente ou algo que ainda está acontecendo.) porque, uma vez que as escolas frequentemente impingem aos alunos o consumo de livros que, à priori, são vistos como pouco atrativos e tem uma linguagem distante e onerosa em relação à atual, há como resultado a falta de motivação para isso entre a mocidade. Tal decorrência pode ser observada na pesquisa promovida pelo Instituto Pró-Livro, que retrata uma média de apenas dois livros por ano lidos pela população do Estado, e diz que 30% dela nunca sequer comprou um livro. Assim, prova-se que grande parte da juventude local sofre com as consequências do pouco incentivo à leitura, perpetuando um baixo desempenho em seu crescimento pessoal e construção* cognitiva.

Ótima construção da problemática, soube fluir o desenvolvimento de forma transparente e citou dados que comprovam sua tese.

Conclusão

Diante do exposto, demanda-se que o Ministério da Educação, por meio da implantação de políticas públicas, direcione seus fundos para a instauração de bibliotecas em todas as instituições públicas de ensino, fazendo circular obras eleitas em pesquisas como as mais populares para os jovens, a fim de promover o acesso e estímulo à leitura entre os juvenis. Logo, espera-se que a proposta possa frear a questão no país, criando, assim, muitos como a personagem "Matilda", espalhando, através da leitura,* (sempre isolar expressões explicativas por vírgula.) uma mudança tanto mundo adentro como afora.

Conclusão completa, apresentando todos os requisitos exigidos pela banca.

Em conclusão, sua redação apresenta com exatidão todos os critérios avaliados: domínio da norma padrão (consegui detectar 5 erros ortográficos e de pontuação, porém são simples e, ao meu ver, não são suscetíveis a perda de ponto), compreensão da proposta de redação, ótima argumentação e repertórios, conhecimento da estrutura do modelo de redação e elaboração da proposta de intervenção! Assim sendo, acho que não tenho outra escolha senão te dar nota máxima :) Parabéns!

AhNaoAna muito obrigada!! gostei mto de sua corr[…]

A Constituição Federal de 1988 &ndas[…]

AhNaoAna , uou... 4k ? Para mim é imposs&i[…]

Na obra "Utopia", do escritor inglê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM